quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

NÃO BATA. EDUQUE!


...

Concomitantemente a idéia de abolir as agressões físicas dos pais sobre os filhos, eu me deparei há alguns dias com uma cena interessante na novela das oito da Rede Globo... O autor da novela tentou passar idéia de que é comum pais agredirem filho como forma de educação... Mas a questão que não calar: bater nas crianças resolve? Pois eu sempre fui educado na base da “pancada”, até a vida me ensina assim, sempre na “porrada”... Mas será que os nossos filhos também tenham que passar por isto? É o que eu luto pra saber... Não bato no meu filho. Já bati algumas vezes, sempre com a dica de uma psicóloca adventista que dizia que “a mão que acaricia não pode ferir”, e também sempre tentar todas as alternativas antes de uma chinelada e nunca “corrigir” seu filho de cabeça quente... Mas quais as dicas pra isto acontecer com eficiência?

SE BATER NÃO RESOLVE, O QUE RESOLVE?

Pois bem... Lendo algumas coisas sobre o assunto eu cheguei à conclusão de que a melhor alternativa é realmente “não bater”... Pois se você começar a usar a idéia que consegue resolver tudo na sua vida na base na pancada, vai bater no vizinho, na esposa, no patrão, ou seja, vai bater em todos que não correspondem com suas expectativas... E na verdade também, os que batem nos filhos são os que não têm capacidade de fazer as crianças obedecerem por sua autoridade... Duvido se a natureza fosse invertida, (como imaginou Charles Chaplin, com as crianças nascendo com 2 metros de altura pra depois se tornarem pequenas com 50 centímetros) se alguém bateria nos seus filhos enormes... Acredito que estas pessoas não têm autoridade... Mas pense comigo, o que é mais fácil, conversar com uma criança sobre algum assunto falando as mesmas coisas 5, 6 vezes ou dar umas boas chineladas logo de cara e resolver a situação? É lógico que a segunda alternativa é bem mais fácil. Mas será que por ser a mais fácil é a mais eficiente? Estudiosos dos dias de hoje acreditam que não... Mas você questionará, eu sempre apanhei quando criança e hoje sou educado e feliz, por que então? Ora! O mundo de hoje é outro... Vivemos a era da informação... A era dos direitos de todos... Direito dos idosos, direito dos homossexuais, direito da mulher, e inclusive os direitos da criança, que inclui o direito de não sofrer agressões físicas... Se você lembrar há pouco tempo atrás bater em travestis no meio da rua era normal, o que hoje é considerado absurdo... Maridos agrediam as esposas e diziam que "briga de marido e mulher ninguém mete a colher", já hoje existe leis para prender estes maridos... Leis semelhantes podem prender pais que agridem filhos...

ENTÃO O QUE FAZER?

Eu sou pai e confesso que sou um péssimo educador... Não sei se tenho a tal autoridade que eu comentei nas linhas acima... Mas acredito que não sou autoritário e não bato no meu filho... Não ficaria feliz se na escola os professores batessem nele, então por que eu bateria? Eu uso muito a técnica do diálogo e o da conseqüência natural das coisas, como usado no exemplo de um Material Educativo muito bom por sinal, publicado no site “Não Bata Eduque”... Ou seja, se ele bater um brinquedo na parede o mesmo se quebrará e ele ficará sem brinquedo... Ou a técnica do pensamento, mais conhecido como castigo... Na minha casa tem um cantinho onde todas as vezes que o meu filho desobedece, ele fica lá pensando... Mas vale salientar que você não vai deixar seu filho de castigo só por que você está sem paciência de conversar com ele... Tudo se resolve no diálogo e eu consigo muita coisa com meu filho conversando... Acredito que a educação dele melhorou muito com as novas técnicas... Li bastante coisa sobre o assunto e aprendi algumas técnicas, mas preciso ler muito mais e aprender muito mais, até mesmo com o meu filho, pra conseguir ajudá-lo a ter uma educação razoável sem ter que agredi-lo... Dou como dica o site NÃO BATA EDUQUE, patrocinado pela Xuxa, onde tem muito material importante pra ler... Mas se você discorda da forma de educação sem uso da violência, saiba que no ano de 2003 foi apresentado um Projeto de Lei (Projeto de Lei número 2654/2003) para modificar o Código Civil e o Estatuto da Criança e do Adolescente a fim de proibir toda forma de castigos físicos e humilhantes. Então o melhor é pensar melhor e tentar ajudar uns aos outros nesta nova missão do mundo moderno...

MAS VOCÊ AINDA BATE EM SEUS FILHOS?CUIDADO COM O MUNDO DA INFORMAÇÃO!É MELHOR EDUCAR.

Fui!!! Um abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO