domingo, 5 de abril de 2009

10'22" e MEDO DE SE AFOGAR

,,,



Quando eu tinha quinze anos trabalhava numa farmácia em Copacabana como entregador... Lembro-me que o pessoal da farmácia se reunia com os de outras lojas e sempre combinavam um encontro qualquer pra se distrair... Seja numa choperia, numa churrascaria, futebol na praia ou até algumas viagens... Numa destas viagens fomos pra Conceição de Jacareí... Lugar lindo!!! Praia e cachoeira num mesmo cenário... Mas neste encontro eu sofri um dos grandes traumas (são tantos) da minha vida: afogamento. Como eu passei a ter medo de me afogar depois deste dia! Lembro-me que estava na cachoeira brincando de me afogar... Na minha infância eu, meu irmão mais velho e colegas da rua sempre iam pra praias, lagoas e “tabatingas” e por isto eu naquela época não tinha medo de me afogar... Ia pro fundo sem problemas, pois sabia que teria condições de voltar à superfície... Mas neste fatídico dia eu escorreguei numa pedra e caí num buraco que eu não encontrava o fundo, então me desesperei, gritava por socorro nas vezes que minha cabeça saía d’água, mas meus colegas não acreditavam em mim... Por muita sorte consegui segurar em alguém que me levou de volta até a margem... Depois deste dia nunca mais tive coragem de entrar em cachoeiras...
Pois bem... Este trauma ainda hoje me causa problemas... Depois de ter conseguido na quinta-feira a marca de 10’22” de flutuação eu percebi que o meu próximo desafio seria conseguir perder o medo de profundidade, pois a piscina na qual eu farei o TSF tem 2 metros de fundura... Então pensei numa piscina que tivesse tal profundidade pra eu poder treinar... A piscina que eu faço natação tem apenas 1,6 metros da superfície até o fundo... Nisto descobri que a piscina do Guadalupe Country Clube tem 3 metros... Esta seria minha chance de perder este medo terrível, além do mais poder praticar a natação com 25 metros de distância, que é a marca exigida na tal prova... Nadar os 25 metros é molezinha, o difícil é encarar o fundo... Muito medo!!! Eu pulo na água na parte mais funda para poder nadar em direção a mais rasa, mas até aparecer a marca na piscina que indica que eu saí da área mais funda o desespero é total... Tenho medo de ter câimbra, de beber água demais (pois água eu bebo o tempo todo na piscina), de me desesperar e não conseguir nadar e outras loucuras mais... Mas estou conseguindo... Aos pouquinhos estou treinando ir para a parte funda, flutuar e voltar sem colocar os pés no chão... Mas só o tempo fará eu perder este medo terrível... Mergulhar então eu nem tento... Tenho medo de ir direto pro fundo e não voltar nunca mais...

Fui!!! Um abraço!!!

P.S. Estou treinando, mas sei que tudo pode ser em vão, pois não sei se passarei na prova escrita e nos exames de saúde... Tenho medo da frustração, mas tenho que continuar acreditando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO