sábado, 18 de junho de 2011

BATI NO MEU FILHO

Pois é... Ultimamente eu tenho estado um pouco descontrolado. Percebo que minha vida não está tendo o rumo que eu realmente queria que ela tendesse. Mas... BATI NO MEU FILHO!

Olha que absurdo! Olha que hipocrisia! Como pode alguém que prega com “palavras bonitas” que não devemos bater nos nossos filhos, bater no próprio filho? Pois é, foi um descontrole. Mas não se pode ter um descontrole se tratando destas situações. Você não vai dar um tiro no vizinho porque está descontrolado. Então não faz sentido bater no filho só por estar descontrolado.

Meu filho sofre a influência da “mídia” que prega todo o dia que bater é normal. Por isto maridos batem nas esposas e pais batem nos filhos. Da mesma forma jovens se batem nos bailes e festas. E homens se matam por aí. Isto não pode ser tolerado. Não se deve bater em ninguém. Quem parte pra violência é por que perdeu a razão. E eu perdi a minha naquele momento. Quando não se tem mais como dialogar, então parte pra violência.

Mas não foi de forma inconsciente que eu o puni com castigo físico. Aconteceu uma situação de desrespeito que eu bateria nele se ele tivesse 30 anos. Situação de desafio e desrespeito graves não pode ser tolerada. Não bati nele como forma de educação. Batendo não se educa ninguém. Só o puni fisicamente, pois foi uma situação que puniria qualquer um. Não tenho que contar detalhe (mas deveria), pois foi uma forma de educação minha (mas não foi educação). Foi uma forma de corrigir um erro provocado por mim mesmo. Se eu estivesse controlado e bem, isto não teria acontecido. Estou arrependido e preocupado. E se eu gostar da idéia? É muito mais fácil educar na “porrada” do que na conversa. A criança obedece por medo. Não é isto eu quero pro meu filho. Eu quero que meu filho tenha conteúdo. Coisa tal que eu nunca tive. Mas...

Mas acontece também que eu não sou totalmente contra bater em crianças. Eu acredito que em certas situações uma certa chinelada não faz mal. O que eu sou completamente contra é espancar crianças. Aqueles lances de resolver tudo na “porrada”...

Mas espero que isto não mais aconteça. Espero que eu consiga ter razão pra educar meu filho. Espero continuar na luta contra a violência às crianças.

Fui! Um abraço!

3 comentários:

  1. Realmente a decisão de que se deve ou não bater no filho cabe apenas ao pai.

    Só acho que é mais eficiente ensinar o filho através do exemplo, e quanto mais auto-controle você mostrar, mais ele vai respeitar você.

    Mas você não precisa se sentir culpado por bater no seu filho.

    As vezes uma criança provoca um adulto para ver esse adulto perder o controle, e eles se sentem o máximo quando conseguem isso, mesmo quando apanham. Daí a importância de ter auto-controle, apesar de ser mais fácil falar do que fazer.

    ResponderExcluir
  2. Estava precisando ler um desabafo desse. Compreendo vc, mas me sinto bem melhor agora. E o comentário do Ezequiel só me tranquilizou mais.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você! Mas desde esta data, 2011, eu não mais precisei bater no filho... Obrigado pelo comentário! Abraços!

    ResponderExcluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO