quinta-feira, 15 de novembro de 2012

NÃO ENTENDO AS ESTATÍSTICAS



Nestes dias nos assustamos com as mortes do ator Marcos Paulo e do jogador de futebol Alex Alves. Os dois supostamente morreram de câncer. Quem trabalha em hospital se assusta com a quantidade de pacientes com câncer. Então, pensando nisto, veio a minha cabeça a ideia de que o câncer está matando cada vez mais e doenças como hipertensão e diabetes, por exemplo, estariam sob controle. Mas nestes dias me assustei com um noticiário de que diabetes é a maior causa de morte no Brasil, matando mais que AIDS e acidentes de trânsito. E olha que tempos atrás veiculava notícias que a maior causa de morte era acidente de trânsito. Muito estranho! Realmente eu não entendo estas estatísticas. Parece que existe alguma conspiração para nos controlar. Como se a imprensa divulgasse notícias com a intenção de assustar a população. Um dia dizem que tomate faz mal. Outro dia que faz bem. Uma hora é o câncer que mata. Noutra é doença de coração. Muito estranho!


O mesmo acontece com a violência em São Paulo. Na maneira como as notícias são divulgadas, dá a impressão que a violência aumentou algo em torno de 100%. Dobrou! Mas não. Se você prestar atenção no gráfico de mortes em São Paulo verá que o aumento não chega a 10%. Uma oscilação totalmente normal. Assusta ainda mais o fato de o mês de Junho com 434 mortes foi mais violento que os meses seguintes, quando a imprensa anunciou que estourou a onda de violência em São Paulo.

Então? Será somente eu o louco a ver estes números ou eles são reais? Por que só agora a imprensa se alarmou com a violência em São Paulo? E sobre o caso da diabetes? Será que realmente mata mais que acidentes de transito? Estranho! Mas...

Fui! Um abraço!

Leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO