quinta-feira, 12 de julho de 2012

CALIPSEFOBIA COMO VOCÊ NUNCA PENSOU



Será que realmente o mundo está prestes a acabar? Qual o seu medo em relação a este acontecimento?

Essas perguntas se renovam sempre e com maior frequência nos últimos anos, claro que com base na Teologia Sistemática. Mas vamos analisar isso de outra forma, sem polêmicas sobre religiosidade ou da doutrina das Escrituras.

De certa forma a dúvida sobre este fato inesperado (que nunca acontece de fato), gera em nós uma simples e pequena pergunta: E se acontecer?  Porém, se observarmos ao nosso redor, tudo que se passa e acontece, veremos que de fato já está acontecendo!

O que mais se ouve falar nos últimos anos é na tal SUSTENTABILIDADE, mas afinal, o que querem dizer com isso? Tudo se move em prol da tal Sustentabilidade, como aconteceu (ou não) na RIO+20, que de fato espero que essa equação seja de resultado positivo e com Prova Real, assim não terá como dar errado... Mas voltemos a tal Sustentabilidade, ou as tais, porque nós simples indivíduos viventes em terra sem aspiração politica, nós que apenas temos um roteiro mediano da casa para o trabalho e do trabalho para casa para pagar nossos boletos em dia, não temos noção da extensão do problema que gera a tal Sustentabilidade.

A primeira coisa que mostra que o fim dos dias, o apocalipse, o juízo final está próximo, é quando você ouve que nosso país (cada presidente diz isso em seu país, logo o problema é mundial) deve ser um Brasil Sustentável. A Sustentabilidade Ambiental é ligada diretamente ao nosso ecossistema, nossas riquezas naturais, é ter o poder de se renovar em igual ou maior quantidade, a capacidade de se manter essas riquezas por mais décadas mantendo a qualidade de vida para as espécies, mantendo o direito da habitualidade justa e indispensável. Ora meus condiscípulos, se a nossa natureza não se renovar de forma sustentável, o que será de nossos filhos, pois antes pensávamos em nossos netos e bisnetos, mas da forma que se desenha, achas que nossos filhos terão essas formas sustentáveis?

E se não bastasse, a tal Sustentabilidade Econômica também nos faz preocupar. Termos a capacidade de produzir mais, capacidade de distribuição interna e externa, equiparar as classes, unificação de valores. Isso tudo se pode fazer denegrir as riquezas monetárias de cada país, ou seja, mesmo que se critiquem, o Capitalismo deve reinar, senão iremos voltar, retroceder com as questões sócio-políticas. Imagine nos dias de hoje viver no sistema de Feudalismo...

E em inúmeras obras pela nossa cidade (creio eu que em outra mais) as implantações dos corredores expressos, novas linhas de metrô, extinção de linhas rodoviárias para expansão do transporte rápido, mais um exemplo da tal sustentabilidade: Sustentabilidade em Transportes. O Governo adota essas obras não para a melhoria de nossas condições de locomoção, e sim para nos alienar achando que é a melhor coisa que poderia acontecer. No final de tudo qual a possibilidade de dar certo tal obra? Se os BRIsso, BRAquilo, TransIsso e  TransAquilo foram projetados, é porque entende-se que é um mal necessário no ponto de vista político, não social. Para nós nada mudou, continuamos enfrentando retenções caóticas, locomoção pública sem conforto e sem qualidade, inalando mais e mais poeiras e gases nocivos. Agora você me pergunta: Mas por que gases nocivos? – E eu te respondo; Sim, gases nocivos. Quanto mais tempo em congestionamentos e retenções ficam nossos veículos de transporte, mais gases nocivos são expostos ao meio ambiente. E você respira isso tudinho de graça!

E por último e mais importante das divisões, temos a Sustentabilidade Cultural. Com essa então temos muito que nos preocupar, não vemos um aumento significativo da capacidade de aprendizado das nossas crianças, dinheiro público sendo investido erroneamente. Afinal, futebol é mais importante que a educação. A cultura e o conhecimento estão no mesmo patamar da economia, da ecologia e socialização. A Sustentabilidade hoje se resume ao poder de sobrevivência, poder de aquisição, poder de desenvolvimento e o poder de locomoção das espécies.

É isso meus amigos, se o Fim dos Tempos não for físico, representado por uma explosão, queda do céu, ondas e furacões gigantes ou algo do gênero, ele será representado pela contínua degradação dos povos.


Escrito por:
LEANDRO SILVA


Crédito da imagem:
12º DIMENSÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO