sexta-feira, 6 de julho de 2012

A DIALÉTICA MIDIALIZAÇÃO



E não é que dizem por aí que a mídia manipula?

Verdade seja dita, quem nunca ficou abismado por um acontecimento mencionado na TV? Quem nunca “seguiu” uma celebridade nas redes sociais para saber todos seus passos? Afinal, é de suma importância saber a hora em que nossos artistas e celebridades fazem suas necessidades, a hora que chegou naquele restaurante, a foto de seu cachorrinho fofo, ver aquela foto de espelho de banheiro... Realmente, de certa forma, a mídia nos manipula e nos eleva à condição de importante, quando de seu interesse – “A Gente se liga em você”... E nos abate, nos desmotiva, nos enciúma, nos põe num patamar tão baixo que às vezes se torna a única atividade que possamos fazer para (sobre)viver. Hoje vemos muito mais motoristas com seus Smartphones nas mãos, do que com o cinto de segurança. Daqui a pouco quem usar cinto perderá mais pontos na carteira do que quem der um “Like” ao volante.

Dentro desse leque que a Srta. Mídia nos deixa a vontade de utilizar, a internet é a campeã de audiência (aposto que você está lendo este post pela internet agora), mas se fizéssemos uma pesquisa estilo DATAFODASSE para sabermos quantas pessoas utilizam a internet sem conteúdo, com certeza 11 entre 10 pessoas diriam que utilizam. Está fora de qualquer que seja a ciência, cada vez mais se torna fato que a “midiamania” trabalha o psicológico das pessoas fazendo-as acreditar no que quiser que acreditem. Na atualidade existem muito mais pessoas que não conseguem ficar dois minutos sem olhar seu “Livro de Rosto”, do que de fato lendo um livro, aquela adrenalina em ver que alguém curtiu aquele seu post dizendo; “Sono”. Mas será que essa “curtida” foi por hábito ou pelo simples fato do curtidor (pessoa que exerce o ato de curtir) também estar com sono?... Ora, o que isso vai agregar a você? Como vai te fazer sentir mais humano, mais socializado? Já estão até se superando, casais saindo para aquele jantar romântico à luz de velas, aquele clima, aquela música, aquele Twitter ou Facebook, e ainda tens a cara de pau de se falarem pela “timeline”... Sem falar na nossa imprensa esportiva, “OMG”, um grande jogo de cartas embaralhadas somente aguardando você começar a procurar a carta certa, que na verdade não existe. É como brincar de Cabra-Cega, quando está frio eles esquentam e quando está quente eles esfriam, e assim vai, nos manipulando a acreditar ou nos induzindo a imaginar aquele jogador X no seu time, fazendo imaginar quanto vai ser o jogo, qual o próximo treinador.

Uma das práticas mais absurdas da mídia é achar que você (e eu) é desocupado a fim de saber exatamente o que os outros estão fazendo (e de fato conseguem fazer isso) – “Atriz de Avenida Brasil vai ao cinema ver filme”, me diga o que uma pessoa de sã consciência faria no cinema a não ser para assistir um filme?! – “Cantor de pagode revela: Estou ficando careca”, meu povo, agora me diga o que nós vamos poder fazer para reverter essa situação? Aumentar o IPI (assim ele para de comprar essas tintas vagabundas), criar uma Bolsa Careca para mensalmente poder usufruir de uma peruca nova, ah vá...

A mídia atual, a que dizem ser a moderna, é uma cobra louca para dar o bote e pegar a vítima. Duvidas? Faça um teste agora mesmo em seu perfil em algumas das dezenas de redes sociais. Poste agora que seu cantor preferido está no bar da esquina, ou que o “promoter” morreu em seu apartamento na Barra, ou vamos além, que você deu “uns pegas” na Gabriela da novela das 23h... Mentira! Isso provavelmente não tem possibilidade de acontecer...

Bom meus condiscípulos, espero que reflitam sobre a mídia atual, e revejam seus conceitos, aliás, naquele lance decisivo do seu time o atacante realmente estava em impedimento ou a TV manipulou o resultado?... A gente se vê por aqui!

Escrito por:

Crédito da imagem:





Um comentário:

  1. Show de bola ..... E realmente o alcgol não estava impedido ....

    ResponderExcluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO