quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O QUE É A LOUCURA?

...

“A loucura é, na verdade, uma criação dos psiquiatras a serviço de uma burguesia em ascenção. A sociedade burguesa se aliou à psquiatria para resolver um grande problema: o que fazer dos indivíduos cujo comportamento era incompatível?”WIKIPEDIA


Dois acontecimentos recentes me fizeram refletir e pensar sobre a existência ou não de Doença Mental. Não que eu ache que não exista, mas por que eu não tenho conhecimento suficiente pra dizer se ela existe ou não. Seria como acreditar em Deus ou na Astrologia, coisas subjetivas que eu me recuso a acreditar. Mesmo não existindo Doença Mental, com certeza existem os delírios e os surtos que são causados por alguma coisa. Existe uma incoerência entre a crença que Doença Mental é uma invenção dos psiquiatras juntamente com a indústria dos psicofármacos pra controlar aqueles que pensam e são contrários a idéia de colonização do sistema e as crises psiquiátricas que estes que supostamente teriam Doença Mental sofrem. Se a Doença Mental é uma invenção como pode as pessoas sofrer crises sem nunca terem visto um psiquiatra na vida? Um tanto estranho. Mas a colocação muito bem elaborada pelo Zhereal em seu texto sobre Doença Mental na postagem Por Que Não Sou Bipolar causa dúvidas reais sobre o comportamento de alguém ser considerado doença. Mas o que causa os delírios e alucinações? Seriam os psicofármacos? Seriam as influências ambientais e da família? Como entender, por exemplo, o meu irmão dizer que eu contava as minhas aventuras sexuais da infância pra todo mundo depois de adulto se eu não me lembro ter comentado isto pra ninguém? Seria delírio meu ou dele? Se ele conta é por que lembra, mas por que não me lembro?

Mas fechando o assunto, o mais importante desta colocação é que eu preciso pensar mais antes de opinar sobre algo. Então estou decidido a mudar o ângulo do blog sobre doença mental. Este espaço tem que deixar de ser puramente crítico e passar a ser investigativo. Tudo o que precisou ser feito anteriormente foi por necessidade e não precisa mais. Mas infelizmente tudo o que foi publicado vai continuar publicado e eu não mudei minha opinião sobre o que penso, só quero ser mais imparcial. Tenho que conseguir ser menos egoísta, mas é difícil, pois tenho que controlar minha depressão e dor mental. Mas preciso ter mais controle sobre as coisas, principalmente sobre mim mesmo. Mas vou tentar rever os vários artigos publicados pra saber se ainda penso desta forma. Mas pode ser que eu mude de idéia antes da revisão, pois sou uma metamorfose ambulante.

Fui!!! Um abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO