terça-feira, 4 de setembro de 2012

UMA MENTE BRILHANTE: A INCRÍVEL HISTÓRIA DE JOHN NASH!



Depois de um tempo sem ouvir falar nele, finalmente nestes últimos dias eu pude ler uma excelente postagem num excelente Blog sobre o grande John Nash. Quem não conhece, trata-se do matemático John Forbes Nash, que conquistou bacharelado e mestrado em matemática aos vinte anos de idade. John Nash começou a sofrer com doença mental após completar trinta anos, quando sua esposa ficou grávida. Aos trinta e um anos foi internado e diagnosticado como esquizofrênico paranoico. Contratou advogados para sair do hospício e só tomava psicotrópicos porque era forçado. Ele começou a perder tudo, até sua esposa Alicia. Mas depois que decidiu se recusar totalmente a tomar drogas, começou a se recuperar. Assim, em 1994 ele ganhou o Prêmio Nobel, e em 2001 ele conseguiu voltar a se casar com sua esposa Alicia. (Fonte PACIENTE PSIQUIÁTRICO).

John Nash teve sua história contada no extraordinário filme Uma Mente Brilhante, que pra quem não viu vale a pena dar uma olhada. No Paciente Psiquiátrico tem dicas de como ver o filme on line. Decidi falar sobre o assunto agora, pois finalmente encontrei comentários condizentes sobre o assunto. Numa entrevista divulgada pelo Blog citado, John Nash fala sobre drogas psiquiátricas. John Nash é um grande exemplo dos males que as drogas psiquiátricas causam nas pessoas. Quem garante que John Nash realmente tinha doença mental? Pode ser que apenas teve uma “recaída” como qualquer um e devido aos seus conhecimentos e inteligência acima da média começou a incomodar outras pessoas. Não sei. Quem sabe? Mas podemos ao menos ter opinião sobre o assunto. E é exatamente isto que estou fazendo. Não perca a oportunidade de fazer o mesmo também.

Abaixo deixo links sobre a matéria original no Paciente Psiquiátrico e uma entrevista do John Nash sobre psicotrópicos, também do Paciente Psiquiátrico.

Fui! Abraços!

Matéria original:

Entrevista original em Inglês:

Crédito da imagem:



3 comentários:

  1. Simplesmente, perfeito o filme, me ajujdou muitissimo, ainda assisto, embora ja por muitas vezes, como se fosse a primeira vez, acredito que todas as familias deviam assisti-lo, porque, com certeza, aprenderiam que certas atitudes e desconfortos emocionais, se trata de algum tipo de doença mental, o que, na medida do possivel, um tratamento adequado faz total diferença na vida de todos... inclusive dos imediatos e do doente. Esther Helen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Esther Helen pelo comentário. Este filme me ajudou bastante também. Excelente comentário! Abraços!

      Excluir
  2. Adoro esse tipo de filmes com base em eventos reais! Russell Crowe tem um grande desempenho em "Uma Mente Brilhante" ❤️ É um ator lindo, carismático e talentoso. Dois Caras Legais Filme Legendado é um dos seus filmes mais recentes. Tem um bom roteiro e visualmente nos limpa os olhos. Para uma tarde de lazer é uma boa opção! :)

    ResponderExcluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO