sábado, 28 de julho de 2012

SERIA POSSÍVEL PROVAR QUE DEUS EXISTE?


A ideia de Deus como um gigante barbudo de pele branca, sentado no Céu, é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que rege o Universo, então claramente existe um Deus. Só que é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!” 
Carl Sagan

Seria possível provar que Deus existe? Seria possível provar que ele não existe? Você está preocupado com isto ou quer apenas viver sua vida, crendo ou não em Deus? Vamos entender.

Se pesquisarmos no Google “Ciência prova que Deus existe”, aparecerão inúmeros artigos publicados, sua maioria por cristãos desesperados em conseguir uma prova, mais ínfima que for, para conseguir provar para alguém uma coisa que ele não consegue provar a si mesmo. Pois se alguém está preocupado em provar que Deus existe com certeza ele está em dúvida disto. Mas todos os artigos que leio sobre isto sempre me levam a crer que um fato que não se pode explicar, dirão que foi Deus que criou. Mas nada pode ser criado pelo nada, então Deus deveria ser criado por alguém, certo? Mas nunca ninguém questionou sobre a criação de Deus. Por que então questionam quem criou a Natureza? Quem criou o Universo? Quem criou a matéria? Quem criou a antimatéria? Pra mim é impossível provar que existe Deus, assim como é impossível provar que ele não existe. Eu sou agnóstico. Dizer-se ateu é recusar a existência de um Deus, enquanto o agnóstico (“sem conhecimento”, em grego) admite que nada sabe sobre dimensões sobrenaturais no Universo – e que o mais provável é que seja impossível superar tal ignorância. É uma combinação exemplar de humildade e diplomacia, que é o que eu acredito. Acredito que deveríamos parar de nos preocuparmos com isto. Deus é coisa pessoal. Ele existe na vida de quem crer e inexiste na vida dos que não o conhece. Mas na minha cabeça não existe ateu. Ateu é uma palavra muito forte. É tipo uma afronta a Deus. Acredito que quem não acredita em Deus é por que não o encontrou ainda. Acredito que Deus não existe na forma física. Não tem nenhum velhinho de barba escondido no espaço. Existe Deus na cabeça de cada um que acredita nele. Ele age na mente destas pessoas. Mas não consigo entender as ofensas de parte a parte.

CRENTES E ATEUS TROCAM OFENSAS

Às vezes me assusta a atitude de certos ateus e crentes. Pois os que dizem não crer em Deus passam seu tempo xingando e zombando de Deus. Já os que dizem crer em Deus zombam e xingam os ditos ateus. Ora, que interesse eu teria em xingar e zombar de algo que eu não acredito? Ou será que eles trabalham em cima da ideia de que a-teu seja contra-deus? Tem que haver o respeito entre as partes. Mesmo que certos crentes não respeitam o meu pensamento e me ofendem com palavras, nada me impede de respeitá-los. Sempre que eu encontro debates entre ditos ateus e ditos crentes em Deus, começa a rolar ofensas. “Ateu hoje é sinônimo de burrice e debilidade mental.” Li isto um dia destes num fórum discutindo como a ciência pode provar que Deus existe. O que tem a ver a capacidade intelectual de alguém com acreditar em Deus? Muitos se preocupam apenas em ofender os crentes em Deus do que divulgar ideias. Muitos se preocupam apenas em ofender ateus. Ateus colocam a culpa em Deus pelas desgraças da humanidade. Mas se eles dizem que não creem em Deus como podem culpar quem não existe por alguma coisa? Crentes ofendem ateus. Se eles creem num Deus bondoso deveriam mostrar esta bondade. Falta coerência.

CRENTES EM DEUS ESTÃO ESTUDANDO FÍSICA PARA PROVAR A SUA EXISTÊNCIA

Têm aparecido muitos cientistas crentes estudando arduamente para conseguir provar que Deus existe pela ciência. Mas creio que isto não precisa. Inutilidade! Apareceu um, tempos atrás, que disse ter encontrado inteligência no DNA. Uma afirmação quase absurda. Se a inteligência só é possível com a formação do ser vivo, como pode uma partícula inanimada ter inteligência? Encontrei também um padre que recebeu prêmio por provar que Deus existe num cálculo matemático absurdo. Coisas absurdas assim. Mas como a religião entendeu que não tem como brigar com a ciência, resolveu se unir a ela com a intenção de criar uma nova ciência. Mas não acredito em sucesso nesta investida, pois os dois não se relacionam. Um cuida do espírito e o outro da matéria. Seria bom cada um fazer o seu papel a parte. Sem se confrontar. Pois isto é perda de tempo.

MATÉRIA INTERESSANTE

Mas entre muitas asneiras que lemos por aí, encontrei um noticiário muito interessante publicado na revista Super Interessante há meses atrás. Nele se discute a Teoria do Caos com ênfase na ideia de que falta algo a ser descoberto pra encaixar os entendimentos. “A mecânica quântica e matemática do caos a gente até entende – com a ajuda de um bom professor, claro. Deus é outra história. É o infinito imponderável: aquilo que não dá para se pensar nem imaginar. É o infinito inefável: aquilo que não dá para se falar.” Diz o artigo. Mas nada pode ser criado por nada. Então veio a ideia atual da Partícula de Deus, que pode explicar tudo isto, ou não. “Se chegarmos a uma teoria completa, com o tempo esta deveria ser compreensível para todos e não só para um pequeno grupo de cientistas. Então, todo mundo poderia tomar parte na discussão sobre por que nós e o Universo existimos... Nesse momento, conheceríamos a mente de Deus.” A excelente reportagem segue falando de outros cientistas que se interessaram sobre o assunto da existência ou não de Deus. Então nomes como Stephen Hawking, Paul Davies, Ian Barbour, Arthur Peacocke, Hugh Ross, Frank Tipler, Gerald Schroeder entre outros começaram a surgir na reportagem. Tudo com o intuito de discutir este assunto polêmico. Cem anos atrás, a ciência se projetava como a própria imagem do progresso e da civilização: decifrar todos os mistérios da natureza era só uma questão de tempo, diz a reportagem. Mas parece que tudo ruiu. E cientistas procuram Deus. Assim como no maior projeto da atualidade no ramo da ciência: A partícula de Deus.

A PARTÍCULA DE DEUS

A descoberta da “partícula de Deus” pelos cientistas prova que Deus não existe? É lógico que não. Como já falei, Deus é pessoal e não universal. O Universo não tem relação com Deus. Deus estaria ligado à situação de quem permitiu a existência de tal partícula. Na verdade se alguém imaginar um deus real e universal ele teria que estar dentro desta teoria, ou seja, deveria ser composto por alguma coisa para poder existir fisicamente. Desta forma teríamos que procurar descobrir “quem criou Deus”. Mas se pensarmos num Deus pessoal, imaterial, apenas imaginário, tudo faria sentido. Mas pessoas se imaginam comendo frutas com Deus no céu! Pela teoria, o Bóson de Higgs teria dado origem à massa de todas as outras partículas. Perceba que a partícula de deus não é matéria, apenas feixe de luz. Seria como Deus, a luz principal. Se sua existência for confirmada, portanto, é um passo importante da ciência na compreensão da origem do Universo. Se ela não existisse, a teoria vigente deixaria de fazer sentido, e seria preciso elaborar novos modelos para substituí-la. Mas para quem acha que as pesquisas do CERN não servem para nada, lembre-se que foi de lá que surgiu a Internet que você está usando agora. E da Teoria da Relatividade surgiu o GPS que quase todos têm instalado no painel de seu carro. Além de muitas outras coisas que a ciência descobre com pesquisas que pessoas criticam, mas depois usufrui dos seus resultados sem nem dizer obrigado.

Falando em obrigado, obrigado por estar até aqui na leitura da postagem. Mas este assunto é infinito, assim como Deus. Esqueça a ideia de provar que Deus existe ou não. Apenas procure encontra-lo. Eu já desisti, mas você pode encontrá-lo agora se quiser. É só olhar no espelho...

Fui! Um abraço!


Crédito da imagem:
MENSAGENS NEM SEMPRE SUBLIMINARES

Seria bom ler também:






25 comentários:

  1. Muito boa essa postagem. Eu também não acredito, mas sei que acontece coisas que eu não sei explicar e pode ser Ele, só que eu preciso de provas pra acreditar que Ele existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a vida meu amigo. Mas este assunto é muito importante, pois mexe com a vida das pessoas. Pessoas matam e morrem por este assunto. Eu não me importo muito. Já me preocupei, mas hoje eu desisti. Obrigado pelo comentário. Abraços!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu Ateu, definitivamente tenho certeza que não existe nenhum deus, de nenhuma religião, a maior prova que Deus (especificamente a este cristão ao qual você se refere) não existe é: NÃO HÁ PROVA DE QUE ELE EXISTE.
    Muito lógico não? Tudo que podemos provar que existe simplesmente existe,o mesmo ocorre ao inverso, é como resumir: Não existem deuses, até que se prove o contrário. (Ou seja, nunca)

    Outra, a sociedade nos dá vários rótulos, os ateus os quais você se refere são Ateus Militantes, estes, até mesmo eu que sou ateu, os detesto pois eles tentam fazer a mesma coisa que os teístas fazem só que ao contrário: Provar que Deus não existe, é idiotice, pois é só usar um pouco o bom senso e você chega na conclusão tão fácil, o que impede as pessoas de fazerem isso é o tabu que certas religiões trazem.

    Por fim, nós não zombamos do que não existe, isso eu concordo contigo que é sem sentido mesmo, nós zombamos é das pessoas que atribuem resultados positivos ao deus cristão, e negativos tanto a ele também (Deus quis assim) ou à qualquer entidade maléfica. Nós atribuímos a culpa de o mundo ser assim, por que embora ele não exista realmente, ou seja, aqui fora, na realidade, ele existe na mente de muitas pessoas (o que não é valido na realidade, pois experiências pessoais de nada valem), e outras pessoas as usam para fazer suas tarefas por elas, se é que você me entende.

    Qualquer dúvida que tenha, só me mandar por e-mail: andreyf_souza@hotmail.com

    Ficarei muito feliz em responder, pois este é meu assunto preferido. Abraços, até.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante meu amigo! Eu penso igual a você. Mas sou um pouco maleável. Mas não consigo ver sentido em acreditar em deuses. Tudo o que eu vejo é fanatismo. Pessoas não conseguem explicar pela razão a existência de deuses. Mas como eles acreditam, eu tento respeitá-los. Mesmo que muitos deles não me respeitam. Mas a vida é assim mesmo. Gostei muito do seu comentário. Obrigado por passar por aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria, só é uma pena que nunca ninguém provará nada, pois não existe forma de provar se sim ou se não existe um deus, ou deuses, ou nenhum. Apenas especulações pertinentes sobre temas diversos que se estenderão ao infinito, afinal, não existe desfecho para tal tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isto que penso! Excelente meu amigo! Estamos no mesmo barco, ninguém nunca provará nada... Abraços e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  6. Primeiro quero lhe parabenizar pelo texto e dar a minha modesta opiniao dizendo que, particularmente ,acredito em Deus acho que se formos pensar sobre a origem do universo em si podemos concluir que ela foi feita por um Designer intelinte.Infelizmente vejo muita ignorancia em relação ao assunto Deus,muita ridicularização a religioes e muitas besteiras e fraudes intelectuais nao algo mais serio a ser estudado.E claro o Debate sobre Deus deve ser feito no plano filosofico e não cientifico pelo fato de Deus não ser um ser fisico,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante amigo! Realmente pessoas andam ridicularizando o assunto Deus nos dois sentidos: Tanto o existir quanto o não existir. Mas o pensamento sobre Deus não ser físico é um pouco confuso. Pessoas dizem que veem Deus e conversam com ele todos os dias... No plano filosófico é claro que Deus existe! Mas apenas na nossa imaginação. Abraços e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  7. Sem a ciência você não vive hoje em dia meu amigo, é por isso que tudo precisa ser constado cientificamente para ser digno de se aceitar. Antigamente tudo era através do misticismo, é aceitável naquela época somente, e outra, não há como você dizer que "Ele" não é um ser físico pois aposto minha vida que você nunca o viu (e mesmo se tivesse lhe faltaria critérios para julgá-lo "não físico" através da visão somente) nem o tocou.

    É chato eu sei, entrar em detalhes, mas é isso que se faz em um debate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Andrey, acabei de comentar isto na resposta anterior: Pessoas dizem que veem, tocam e conversam com Deus, mas também não creio nisto. Abraços!

      Excluir
  8. O problema é que; quando o assunto é o Todo Poderoso, alguns conceitos humanos como "prova", "certeza" e "fé" se tornam complicados. Os dois primeiros pertencem ao ramo da ciência: podem ser dimensionados, descritos, testados e demonstrados. O Terceiro pertence ao ramo da crença: não precisa ser testado, demonstrado nem comprovado. Só precisa que você o aceite incondicionalmente.

    Em ambos os casos, é preciso fazer concessões, seja pela certeza, seja pela crença.

    ResponderExcluir
  9. "Tudo precisa ser constado cientificamente", então Deus deve ser testado em um laboratorio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente preciso responder essa pergunta? Me poupe.

      Excluir
    2. Foi a sua afirmação, faça como quiser.

      Excluir
  10. Eu tenho uma formação católica(família inteira) e acredito em Deus,só que ultimamente estou envolvido com o mundo acadêmico e com a necessidade de se explicar tudo o que se diz.Essa "proximidade" com a ciência tem abalado minha fé profundamente,me fazendo questionar várias coisas que estão nos ensinamentos católicos,evangélicos,espíritas... acho que estou com um pé firme no ateísmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi isso que aconteceu comigo aos 14 anos, hoje tenho vinte. Eu comecei a me perguntar, a questionar muitas coisas e comecei a desvendar alguns mistérios que antes pareciam impossíveis para mim, sendo que eu só precisava começar a usar o raciocínio lógico e o bom senso. Só que te digo uma coisa, você vai descobrir que NADA é um mar de rosas, esteja preparado para um mundo cruel.

      Excluir
    2. Isto aconteceu comigo mais ou menos aos 14, 15 anos também... E hoje tenho 37. Muitas coisas se tornam real somente no imaginário. Raciocínio lógico e bom senso foi também o que me ajudou. Abraços!

      Excluir
  11. bom gente eu penso assim que se deus existisse ele daria um jeito no mundo não deixaria a humanidade fazer o que quer e esse tal de diabo que todos dizer que existem ele já teria dando cabo nele também mas mas do jeito que ta o mundo cade esse deus que todos dizer que existem que não faz nada o mundo tá uma imudicel filho matando pai mae matando filho estupror de criança guerras para todos os lados homem com homem mulher com mulher que isso que deus e esse o ele existi ou ele ta dormindo se deus existem o que ele ta espera prar faz algumas coisa eu peso assim jesus veo no mundo para nos salva eu acredito nisso di verdade mas o mundo do jeito que ta porque deus não faz algumas coisa tanto ladrao mortes estrupos eu sei que nao sou nada prar dizer isso mas deus se ele existem ele deveria jogar a lua contra a terra porque a humanidade nao tem mais recurso nao todos entao perdido ate os pastor sao piores que os crentes da igreja esse mundo deveria ter sumindo da via lactea a muito tempo mas so que deus e bomzinho né por isso que o mundo ta esse merda e porque deus e bom se ele fosse mal todos andavas na linha tenho certeza viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante meu amigo! A solução de Deus para os problemas do mundo é justamente o que todas as crenças religiosas pregam. E esperam Jesus voltar há 2000 anos. Mas não creio que isto vá acontecer... Abraços e obrigado pelo comentário!

      Excluir
    2. Eu não se deus existe ou não, mas uma coisa eu tenho certeza: Existem letras maiusculas e minusculas, existem pontos, virgulas, acentos e muitas outras coisas na lingua portuguesa...

      Excluir
    3. Obrigado Thiago Oliver! Vou procurar melhorar meus textos! Mas vale lembrar que aqui não é lugar de aprender língua portuguesa, e sim de opiniões. Mas tudo bem. Abraços!

      Excluir
    4. Não entendi. O cara escreve errado, não coloca virgula e ainda reclama

      Excluir
  12. Parabéns pelo blog, tem sim uma única forma de provar que Deus existe.Seria uma experiência real com ele. Porém tal experiência seria algo muito pessoal, mais ou menos como uma pessoa ter uma experiência singular, e sabemos que as singularidades não tem comparações e nem como explicar, pois é totalmente diferente de tudo que existe. Nunca tive essa experiência. Também sou agnóstico, é só uma linha de raciocínio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só complementando,talvez o termo agnóstico, possa não servir para mim porque penso que há essa unica maneira possível de se provar a existência de Deus, porém não experimentei tal experiência, e continuo não acreditando.

      Excluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO