terça-feira, 25 de setembro de 2012

POR QUE É IMPOSSÍVEL EXPLICAR DEUS?



Por que é impossível explicar Deus? Você já pensou nisto? Criam lendas, histórias, contos, religiões, crenças, teorias, dogmas, doutrinas... E continuamos no mesmo lugar. Com as mesmas perguntas. O que é Deus? Onde está Deus? Quem é Deus? Mas hoje acabei vivendo uma situação interessante que contarei pra vocês nas linhas que se seguem.

Pois bem... Hoje eu tive a felicidade de viver o penúltimo dia na pior empresa que já trabalhei na vida, a Telemont Engenharia em Telecomunicações. E neste dia, tive a oportunidade de conhecer novos amigos, que também se despediam felizes da empresa, e conversar sobre alguns assuntos interessantes. Um deles: A crença em deuses.

Percebi que as pessoas não se interessam em pesquisar nada. Não se interessam em ler nada sobre o que creem. Tem cristão que nunca leu a Bíblia e discute comigo que já li várias vezes. Não têm ideia do que é Concílio de Niceia. Não sabem nada sobre o Santo Graal e outros assuntos controversos da história cristã. Acreditam que são tudo contos de fadas. E de maneira nenhuma admitem que a história de Cristo também pode ter sido um conto de fadas. Duvido que um evangélico aceitaria ler O Livro dos Espíritos! Duvido que um católico aceitaria ler Anjos e Demônios! Têm medo! Não querem colocar sua fé a prova. Mas acreditam em contos inimagináveis que alguém, que nem sabem quem, contou pra eles. E creem nisto como a mais cristalina verdade livre de qualquer questionamento. Senão estariam duvidando do poder de Deus. Assim quando alguém questiona algum assunto bíblico: BLASFÊMIA! Gritam. “Você vai para o inferno!” Sem nem saber se inferno existe. Se eles conhecessem a Teoria do Inferno!

Mas neste interim não posso deixar de contar uma lenda, que segundo meus amigos da Telemont é a mais pura verdade, que foi me contada hoje:

“Josué, filho de pais evangélicos, realizava o sonho de servir o Exército Brasileiro. Se apresentou sempre disposto e vibrante para desempenhar sua missão de servir a pátria. Mas assim como ele era entusiasmado com o serviço à pátria, também era para servir o Senhor Jesus. Então, tudo o que fazia no aquartelamento, agradecia a Deus. “Obrigado Senhor!” Mas o seu comportamento não agradava muito a tropa. Que achava que a vibração característica da vida militar deveria limitar-se apenas a cultura machista: divisas em forma de falo para mostrar poder, quanto mais divisas, mais poder. O macho é sempre o mais forte, sempre o mais potente! Então um dia a tropa formada resolveu desafiar o pobre Josué e colocar sua fé à prova. O sargento neste dia dera uma missão impossível pra Josué: dirigir um carro. “Josué, se o teu Deus realmente tem poder, pegue aquele Jipe e estacione-o naquela garagem ali!” O sargento ordenou.  “Sim Senhor!” Respondeu convicto Josué. A tropa murmurava risos, pois Josué nunca havia dirigido um veículo na vida. Era jovem demais. Mas quando Josué adentrou-se ao veículo e ligou o mesmo a tropa toda mudou de semblante. Todos arregalaram os olhos quando Josué deu partida no veículo e estacionou extraordinariamente bem no local solicitado. Ao descer vibrante do Jeep, a tropa toda chorava. Josué bem eufórico disse-lhes: “Aqui está o poder do meu Deus!” Nisto o sargento, também em lágrimas, chamou Josué de volta ao veículo. “Josué, o fato de você conseguir dirigir mesmo sem nunca ter dirigido antes é realmente um milagre. Mas o milagre maior acredito que nem você vai acreditar.” Nisto o sargento abriu o caput do Jeep e mostrou pra Josué. “O carro que você dirigiu estava sem motor Josué.” Disse o sargento. Nisto a tropa toda chorando e emocionada se prostrou de joelhos e o sargento solicitou ao humilde Josué que fizesse uma oração. Pois todos tinham naquele momento entendido verdadeiro sentido da fé e compreendido o poder de Deus. Toda tropa se converteu naquele dia e passaram a adorar a Deus com muito fervor. Bem maior que até então serviam a pátria.”

Depois de meu amigo contar-me a história, todos no carro estavam arrepiados e com lágrimas nos olhos. “Olha como é o poder de Deus!” Um deles bravejou. Quando eu fiz um comentário bem cético: “Este é o poder da fé!” “Isto mesmo! Deus é poderoso!” Responderam-me. Mas quando eu expliquei que a fé que eu me referia era o fato deles acreditarem numa história absurda desta, o clima se enfezou.

Então pensem comigo: Como pode alguém acreditar nisto e não acreditar em fatos comprovados historicamente? Como não acreditar em estudos e pesquisas científicas? Comprovados em laboratório! Pra quem quiser! Será que um deles conhece a origem do atual cristianismo? Será que conhecem o Concílio de Niceia? Será que sabem quem foi Constantino? Será que sabem realmente quem foi Jesus? Mas sei que não querem saber disto. A história em si não interessa. Interessa apenas a fé. Fé cega!

Com isto cheguei a conclusão que é impossível explicar Deus. Eu não quero explicar nada sobre Deus. Não quero encontrar nada que prove se ele existe ou não. Dizem que todos que tentaram explicar Deus morreram à la Nabucodonossor. Louco! Mas o que vemos na verdade são loucos fanáticos circulando por aí. Até alguns mais loucos ainda que criam seitas suicidas e outras atrocidades mais. Quem estuda a ciência continua com seus estudos. Descobrindo melhorias para os mesmos céticos na ciência. Que na hora de usufruir das tecnologias oriundas destes estudos científicos esquecem até de Deus.

Mas vou parar por aqui. Pois o tema gera rixas entre crentes e ateus. Todos perdem a paciência e querem ser donos da verdade absoluta. Ninguém é dono da verdade. Todos nós estamos aprendendo. Todos nós temos o direito de ser ateu ou de ter fé. O que deve prevalecer é o respeito e o amor ao próximo. Não interessa o que você acredita. O importante é vivermos bem. Cada um na sua respeitando a opinião do semelhante.

E é exatamente este o objetivo deste Blog. Difundir ideias com a liberdade de expressão. Por isto te convido: Deixe sua opinião! Tente esclarecer um pouco este assunto tão obscuro para mentes humanas. Por enquanto é só isto. Mas não deixe de se informar sobre o Concílio de Nicéia e sobre o Constantino, o fundador da religião cristã.

Fui! Um abraço!

4 comentários:

  1. David ou Davi (em hebraico: דוד, literalmente "querido", "amado"; no hebraico moderno Dávid, no hebraico tiberiano Dāwiḏ; em árabe: داود) Davi foi o maior rei de Israel, um grande e importante homem tendo muitas glórias e dons na sua vida, como o dom da música, da poesia e dos salmos, que o levou a fazer o maior livro bíblico, o Livro de Salmos.
    ---------------------------
    interessante é que ao contrario da origem de seu nome caro amigo você não compreende uma coisa básica neste contexto, proposito...isto é oque nos dá razão de nossa existência, isto é aquilo que nos fortifica em nosso intimo,é o que nos conecta,vejo que o proposito aqui é expor sobre tudo uma carência em ti ao qual não foi preenchida, algo que ao contrario de teu nome te dá um vazio em sua vida, e do qual como sua filosofia ateia não te leva a lugar algum somente a perguntas e questionamentos que buscam uma razão existencial ao qual não te satisfaz e nunca o será...o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. ou seja Deus é Deus e como ser ilimitável e eterno se mesmo que com todo a ciência do homem eu pudesse em minha logica dentro de um período de vida em minha robustez viver 100 anos e em minha insanidade mental eu chegar a dizer que explico a DEUS ao qual segundo os "contos" é de eternidade em eternidade com certeza ele não seria DEUS,ao menos para mim,não quero crer em um DEUS compreendido por tese Humana,explicado e argumentado, e mesmo que o fora está é a Lei,DEUS é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade, ou seja posso até ser nécio ao ser impulsionado pela fé a crer em DEUS, mas o homem este envolto e fel de amargura e sua cobiça e inveja torpeza e mentiras me fala sobre algo superior de outro planeta e o caráter disto é um crer de pessoas que limitam se a sua própria experiencia e o mundo acredita...pensei que fossemos mais inteligentes ao crer nisto,hora pois, assim tbm DEUS pode haver seus meios de se revelar a sua criação,não?Deus é imutável nós pensamos que somos, mas ele é e não muda em sua essência,porém ele é tão cordial mesmo em sua onipotente forma existencial que nos dá o direito de escolhermos sobre nossos caminhos, e o que semearmos isto mesmo colheremos,não é esta não é a Lei dos homens?na faculdade humana cremos em microrganismos que geram vida existencial e quem gera a vida destes?quem gera a energia vital que move estruturas?se há energia há tbm formas existenciais ao qual fogem ao nosso entendimento e esta não deixa de ser validada pela nossa incrível ignorância de não compreendermos oque não esta afrente de nossos sentidos^^ pobre de nós, não passamos de relva, hoje somos e amanha somos arrancados e levados pelo vento, mas quem ousou explicar a ciência pois esta se baseia em teses e fatos explicáveis por eles mesmos, não seria o meu culto ao DEUS homem?bem respeitando seu direito lhe dou o respeito de não acreditar, porém o ser somente por aquilo que vc compreende não nos faz mais inteligentes ou faz de DEUS menos DEUS pela nossa falta de capacidade para compreende lo, graças a DEUS não há relva que se ouse elevar-se sobre as estruturas naturais...assim como não há homem que explicará a existência do que é eterno pois como poderia o finito explicar o infinito...não seria um paradoxo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário! Mas é exatamente a crença ilógica em Deus que eu não aceito. E é o que todos querem! A crença inexplicável mantem a fé e a esperança de um dia encontrar Deus em algum lugar. Eu não aceito ser considerado insignificativo em louvor a um ser superior. Mas como pedi opinião, tenho que respeitar a ideia de quem se contenta em acreditar assim. Tenho a obrigação de respeitar. Assim como você me respeitou de forma magnífica neste tão elucidado comentário. Mas prefiro ficar igual a você, despreocupado em explicar, pois é impossível, como eu falei. Somente pela fé, e fé pra mim é acreditar no que não existe. Aí eu estaria voltando ao mesmo lugar. Mas eu não gosto de tantas controversas sobre o tema que muitos ignoram. Por isto as minhas indagações. Por que ninguém se importa? Mas parabéns por você ter fé e obrigado pelo comentário. Abraços!

      Excluir
  2. Quer saber por que algumas pessoas crêem enquanto que outras simplesmente não conseguem? Eis a resposta:

    "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." João 8:47

    "Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro." 1 João 4:6

    "E (Jesus) dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido (que venha)." João 6:65

    "E ele (Jesus) disse: A vós (que crêem) vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam." Lucas 8:10

    "Ele (Jesus), respondendo, disse-lhes: Porque a vós (os que crêem) é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles (os incrédulos) não lhes é dado;" Mateus 13:11

    "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade." 2 Timóteo 3. 1-5, 7

    Deus não é matéria nem energia, mas espírito. Intangível à ciência. Por isso é impossível explicá-lo sem fé.

    ResponderExcluir
  3. Um cristão explanando suas idéias, tendo por base a bíblia, é meio que irônico. Enfim, também tentando, o texto teve o objetivo de criticar a religião, focando na maior crença, o cristianismo, que aliena ao invés de fazer alguém entender o porque ela deve acreditar.
    Enfim, como o próprio autor do post disse, é impossível explicar a existência.

    Pedro Silva

    ResponderExcluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO