sábado, 15 de novembro de 2008

SOBRE DOENÇA MENTAL DEZ 07

31/12/07 14:43:23 Status: Arquivado
CAUSAS DA ESQUIZOFRENIA


Nem sempre tem relação com acontecimentos atuais ou passados, com fatores de desenvolvimento de personalidade ou com problemas de RELACIONAMENTO FAMILIAR, mas uma situação estressante pode desencadear uma psicose (esquizofrenia é uma pscose).

Por exemplo:

• Algumas fases do Distúrbio Afetivo Bipolar
• Parto (Psicose Puerperal)
• Reação a alguns medicamentos (por exemplo Anfetaminas e Cortisona)
• Traumatismos Cranianos
• Álcool e drogas (principalmente Cocaína, Ecstasy, LSD, Cogumelos, Daime e Crack)
• Doenças físicas (por exemplo Lupus, Hipertireoidismo)
• Doenças Neurológicas (por exemplo "derrame", tumores cerebrais)
• Em pacientes de idade avançada ela pode ser o prenúncio de uma involução cerebral assim como ser um sintoma de uma simples infecção urinária.
• Oligofrenia
• Alzheimer

O mais comum é a combinação de duas ou mais causas.


créditos mentalhelp.com


31/12/07 14:32:38 Status: Arquivado
CAUSAS DO TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR:

Existem muitos fatores GENÉTICOS e poucos psicológicos, emocionais, educacionais e ambientais. Mas um problema grave atual certamente pode desencadear uma fase maníaca ou hipomaníacas do Transtorno Afetivo Bipolar ou Distúrbio Afetivo Bipolar.
Existem estados semelhantes, que podem ser causados por:
• Efeito paradoxal de medicamentos inclusive antidepressivos.
• Anfetaminas para emagrecer e drogas estimulantes.
• Hipertireoidismo
• Outras disfunções hormonais.
• Traumatismos cranianos.
• Doenças neurológicas.



créditos mentalhelp.com


31/12/07 14:27:43 Status: Arquivado
CAUSAS DA DEPRESSÃO


Predisposição genética.

Depressões anteriores. Depressão, “quanto mais tem mais tem e quanto menos tem menos tem”. Daí a importância de começar a tratar o quanto antes.

Personalidade perfeccionista, detalhista.

Distimia.

Situações difíceis, desgastantes, frustrantes.

Perdas: de pessoa querida, de dinheiro, de posição profissional ou social, aposentadoria, etc.

Gravidez, Parto e Menopausa.

Síndrome do Pânico.

Distúrbio Obsessivo Compulsivo.

Stress Pós Traumático: experiência traumática na qual a pessoa se sentiu indefesa ou humilhada ou sem possibilidade de reação, por exemplo, assalto, seqüestro, acidentes.

Psicose.

Pílula Anticoncepcional (causa comum de depressão em mulheres jovens), Implantes Hormonais, DIUs hormonais.

Corticóides, Quimioterapia, Interferon, Betabloqueadores, Parlodel, Digitálicos, Dissulfiram, Reserpina, Cinarizina.

Neurolépticos, Benzodiazepínicos, Barbitúricos, etc.

Drogas e álcool.

Anabolizantes, Anfetaminas.

Apnéia Obstrutiva do Sono.

Hiper - e Hipotireoidismo, Hashimoto.

Hepatite (principalmente C), Câncer, Pneumonia, Mononucleose, Reumatismo, Insuficiência Cardíaca, Infarto, Ponte de Safena, Asma, Insuficiência Respiratória, Câncer, Doença de Cushing, Diabetes, Anemia Perniciosa, Lupus, Artrite Reumatóide, Aids, Hipovitaminoses, Doença de Wilson, Sífilis, Huntington, Lupus, Poliarterite Nodosa, Hipovitaminoses, Insuficiência Renal.

Traumatismos cranianos, Acidente Vascular Cerebral ("derrame"), Insuficiência Circulatória Cerebral, Alzheimer, Arteriosclerose, Esclerose Múltipla, Parkinson, Huntington, tumores benignos e malignos, Epilepsia, Aneurismas, Enxaqueca, etc.

Dores crônicas, Fibromialgia.

Radioterapia.

Manifestação pára-neoplásica.




créditos mentalhelp.com


30/12/07 23:53:38 Status: Arquivado
DOENÇA MENTAL 1


SIM. DOENÇA MENTAL NUNCA FOI PROBLEMA GENÉTICO.


Esta é umas das frases que constam no último post deste blog... São frases explicativas de meu irmão sobre Doença Mental... Ele discorda quase que radicalmente dos estudos realizados pelos especialistas no ramo até o dia de hoje... Na verdade pouco sabemos sobre o cérebro humano, mas já se sabe alguma coisa... O que eu queria fazer era expressar a minha opinião sobre o assunto, por isto vou relatar algumas coisas ditas por meu irmão (que estuda este assunto bem à fundo e trabalha dentro da área de Psicologia e Psiquiatria) e comentá-las, pois nada impede que eu tenha a minha opinião...
Sobre Doença Mental não ser problema genético, nada ainda provou que não seja, muito pelo contrário, sabe-se que filhos de pais esquizofrênicos têm 10% de chance de adquirir a doença enquanto na população em geral este índice é de apenas 1%; e em transtorno bipolar este número aumenta de 10 para 90% de chances quando alguém na família tem a doença... Ou é apenas coincidência ou tem alguma coisa a ver com hereditariedade...



BRIGAS NA FAMÍLIA LEVAM A DOENÇA MENTAL.


Brigas na família é sinônimo de uma família desequilibrada, mas também tem que tentar compreender que tipo de “briga” é esta, pois conflitos todos têm, todo casal briga, todo irmão briga, todo amigo está sujeito a brigas, mas depende que tipo de briga está querendo se referir...


PAIS QUE SE AGRIDEM NA FRENTE DOS FILHOS. PAI QUE BATE NA MÃE CAUSA TRAUMAS SÉRIOS NOS FILHOS PODENDO LEVAR A DOENÇA MENTAL.


Pai que bate na mãe faz parte da violência contra a mulher que infelizmente acontece constantemente... Eu discordo que isto leva necessariamente à Doença Mental, isto leva à todo tipo de problema, a todo tipo de desequilíbrio... Existe no site do Dr Rubens Pitliuk, uma relação ampla de doenças e transtornos mentais em geral, e as causas segunda as suas avaliações e de especialistas em geral, são diversas... Nada prova que um pai que bate na mãe o filho vai ter esquizofrenia por exemplo, ele pode ter qualquer tipo de desequilíbrio, mas não necessariamente Doença Mental.


PAIS QUE INSISTEM EM BEBER PARA FUGIR DOS PROBLEMAS. ESSES PAIS ACABAM BEBENDO NA FRENTE DOS FILHOS QUE SEGUEM O MAU EXEMPLO. BEBIDA É UM PROBLEMA DE FAMÍLIA. GERALMENTE OS FILHOS COPIAM DOS PAIS E COMEÇAM A BEBER TAMBÉM. E A BEBIDA SEM DÚVIDA ALUCINA, E ISSO SEM DÚVIDA, LEVA À DOENÇA MENTAL.


Bebida sim é um problema sério... Assim como as drogas pesadas em geral... São alucinógenas... Mas não quer dizer que quem bebe vai ter Doença Mental... Se fosse por aí teria que internar metade da população brasileira, pois o Brasil é um dos países que mais consome bebida alcoólica no mundo... É lógico que se alguém tem certa inclinação para certa doença Mental e consome bebida alcoólica ou outro tipo de droga, as suas chances de adquirir a doença aumentam, mas não quer dizer que quem bebe vai ficar doente mental, ele vai se tornar é um alcoólatra, o que é bem diferente... Filhos aprendem tudo com os pais, mas não só com os pais... Eles aprendem com o mundo muito mais do que os pais ensinam... Um exemplo sou eu, meus pais sempre foram evangélicos (meu pai tinha alguns desvios) e eu sou um fumante e consumidor assíduo de álcool, coisa que nenhum de meus irmãos é... Comecei a beber aos 14 anos no trabalho e fumar aos 19 no quartel... Está entendendo???


PRECONCEITOS EM RELAÇÃO A SEXO QUE OS PAIS LEVAM PARA OS FILHOS LEVAM À DOENÇA MENTAL. CLARO QUE OS PAIS DEVEM FALAR SOBRE ABUSO SEXUAL, POR EXEMPLO. DEVEM EXPLICAR TUDO ISSO COM CLAREZA PARA OS FILHOS. DEVEM ENSINAR OS FILHOS A SE DEFENDEREM COM INFORMAÇÃO E NÃO TENTAR VIGIAR OS FILHOS O TEMPO TODO.
VIGIAR É PRESSIONAR. PRESSÃO TAMBÉM GERA REVOLTA E CONFLITOS QUE LEVAM A DOENÇAS MENTAIS.




Sexo e Doença Mental então, não vejo uma relação tão íntima assim... Abuso Sexual leva à desequilíbrios em relação a sexo... Sexólogo é diferente de psiquiatra!!! É claro que neste caso a pessoa abusada vai precisar de um psicólogo, mas não quer dizer que ela vai ter uma crise psicótica, entendeu? Quem tem crise psicótica precisa de um psiquiatra também, o que não é o caso, esta pessoa vai precisar de um sexólogo...



BEBIDAS ALCOÓLICAS E REMÉDIOS SEM RECOMENDAÇÃO MÉDICA SÃO OS MAIORES CAUSADORES DE DOENÇAS MENTAIS QUE EXISTEM!!!


Não sabia que estes eram os maiores causadores de Doença Mental... Eu achava que casos semelhantes na família e uso de drogas pesadas eram as causas mais peculiares, então prefiro nem comentar...



29/12/07 21:03:57 Status: Arquivado
AS CAUSAS DA LOUCURA

A seguir vou publicar alguns textos de uma pessoa experiente no assunto, explicando as causas da loucura... O texto será publicado na íntegra, retirado de um de seus blogs, e relata o que causa a loucura em sua opinião... Eu discordo desta opinião, mas tenho o dever de respeitar, pois também quero que repeitem as minhas opiniões...

PROBLEMA DE FAMILIA SIM

SIM. DOENÇA MENTAL NUNCA FOI PROBLEMA GENÉTICO. É GERADA SIM POR CONFLITOS NA FAMÍLIA. CONCEITOS E PRECONCEITOS QUE UMA FAMÍLIA SEGUE LEVAM À DOENÇA MENTAL. BRIGAS NA FAMÍLIA LEVAM A DOENÇA MENTAL. ABAIXO EU ENUMERO ALGUNS DOS CONFLITOS:
PAIS QUE SE AGRIDEM NA FRENTE DOS FILHOS. PAI QUE BATE NA MÃE CAUSA TRAUMAS SÉRIOS NOS FILHOS PODENDO LEVAR A DOENÇA MENTAL
PAIS QUE INSISTEM EM BEBER PARA FUGIR DOS PROBLEMAS. ESSES PAIS ACABAM BEBENDO NA FRENTE DOS FILHOS QUE SEGUEM O MAU EXEMPLO. BEBIDA É UM PROBLEMA DE FAMÍLIA. GERALMENTE OS FILHOS COPIAM DOS PAIS E COMEÇAM A BEBER TAMBÉM. E A BEBIDA SEM DÚVIDA ALUCINA, E ISSO SEM DÚVIDA, LEVA À DOENÇA MENTAL.
PRECONCEITOS EM RELAÇÃO A SEXO QUE OS PAIS LEVAM PARA OS FILHOS LEVAM À DOENÇA MENTAL. CLARO QUE OS PAIS DEVEM FALAR SOBRE ABUSO SEXUAL, POR EXEMPLO. DEVEM EXPLICAR TUDO ISSO COM CLAREZA PARA OS FILHOS. DEVEM ENSINAR OS FILHOS A SE DEFENDEREM COM INFORMAÇÃO E NÃO TENTAR VIGIAR OS FILHOS O TEMPO TODO.
VIGIAR É PRESSIONAR. PRESSÃO TAMBÉM GERA REVOLTA E CONFLITOS QUE LEVAM A DOENÇAS MENTAIS.
NÃO PRECISO FALAR QUE UMA PESSOA QUE SABE QUE TEM PARENTES COM DOENÇAS MENTAIS DEVE TER UM COMPORTAMENTO EXEMPLAR DIANTE DOS FILHOS. QUER DIZER: NADA DE TOMAR MEDICAMENTOS SEM RECEITAS!! QUEM TOMA REMÉDIO SEM RECEITA MÉDICA JÁ ESTÁ TRILHANDO PRO CAMINHO DA DOENÇA MENTAL E DO DESCONTROLE. BEBIDAS ALCOÓLICAS E REMÉDIOS SEM RECOMENDAÇÃO MÉDICA SÃO OS MAIORES CAUSADORES DE DOENÇAS MENTAIS QUE EXISTEM!!! DÊ BOM EXEMPLO PRO SEU FILHO. NÃO TOME REMÉDIOS COMO SE FOSSE BRINCADEIRA.
E QUANDO OS PAIS DE FAMÍLIAS COM HISTÓRICO DE DOENÇA MENTAL EVITAM DE FALAR ABERTAMENTE COM OS FILHOS SOBRE DOENÇA MENTAL ACABAM FACILITANDO QUE OS FILHOS TAMBÉM SOFRAM DESSAS DOENÇAS, POR FALTA DE INFORMAÇÃO. ISSO SÓ PRA COMEÇAR A DISCUTIR O ASSUNTO.


A FAMILIA DEVE ESTAR NO TRATAMENTO

Uma coisa inaceitável é a internação a força. Ela revolta o paciente psiquiátrico e o deixa mais louco ainda. Aí o familiar diz para o paciente psiquiátrico "Foi para o seu bem. Não foi a força não." Um bom psiquiatra obviamente deveria se recusar a fazer internações a força. Que deixassem o doente mental e o familiar em observação por algumas horas e os mandassem para casa em seguida. Mas é melhor internar, não é doutor? Quanto mais freguês (pacientes), melhor, não é doutor?
É claro que geralmente esse paciente que antes tinha se revoltado com a internação forçada é levado a concordar com o familiar de que ele foi internado por bondade da família (pois se ele não concorda o deixam internado para sempre!!!)
É claro que um familiar interna um doente mental a força porque quer se livrar dele. Por isso eu acho que os familiares que levam seus parentes doentes mentais para internar deveriam ficar internados também, já que os familiares dizem que internam por amor (e não admitem que internam para não ter trabalho com o doente mental). Se esses familiares internam por amor vai ser um prazer para eles passar 24 horas acompanhando o parente doente mental que eles amam tanto. Ora, isso é hipocrisia! Existem familiares que lutam para que seus familiares doentes fiquem internados, mas não existe nenhum familiar que lute para ficar internado com o familiar doente mental acompanhando. Dá muito trabalho, não é?
MAS ESTA É UMA PROPOSTA SÉRIA QUE DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO. A DOENÇA MENTAL DE UMA PESSOA É GERALMENTE CAUSADA PELA PRÓPRIA FAMÍLIA, E POR ISSO É UMA DOENÇA MENTAL DA FAMÍLIA, E POR ISSO O FAMILIAR QUE LEVA UM DOENTE MENTAL PARA INTERNAR DEVERIA MESMO FICAR INTERNADO TAMBÉM EM OBSERVAÇÃO.

A pessoa que publicou este assunto é meu irmão... Muito querido por mim... Entramos em divergência há algum tempo... Mas gosto muito dele e tento respeitá-lo sempre... Espero que em breve ele estará em minha casa, como antes... EZEQUIEL VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PRA MIM...

6 comentários:

  1. Pois então amigo.....esse discurso é muito lindo na teoria, porque na prática não tem nada de lindo. Tenha um parente muito querido seu com transtornos mentais gravíssimos, que se recusa a conversar com qq médico, que dirá tomar os remédios, que urina na cama dentre outras coisas mais, não toma banho, não sai do quarto...vc aguentaria com toda com toda paciência e amor do mundo ficar quanto tempo do lado dessa pessoa? Vendo essa pessoa morrer em vida literalmente? Como dar medicamentos a alguém q se recusa a tomá-los, justamente porque a doença já tomou conta da sua cabeça e ela apesar de ter vontades próprias, já não sabe o que é certo ou errado. Vc não acha que falta de amor é deixar de internar uma pessoa nessas condições? Negar o direito desse parente amado uma vida mais digna, uma tentativa de voltar a se proclamar ser humana novamente não é muito mais desamor? Reflita melhor e peça a seu irmão que não apenas se debruçe em teorias, mas que se atente para dramas concretos e tão frequentes no dia-a-dia das famílias, e que mesmo com suas parcelas de culpa em relação ao início do problema, decerto querem sim, a solução mais amorosa para seu ente enfermo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário... Brevemente estarei comentando sobre ele numa postagem atual...

    Fui!!! Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. "Anonimo" falou de forma precisa. Teoria é uma coisa, a prática é outra. NENHUMA FAMILIA QUER INERNAR!! Quer viver em paz, tenta de TUDO, sofre, chora, perde emprego, mas AMA quem está doente...
    enfim,
    reflita melhor sobre seus argumentos teóricos que para nós que vivemos na prática representam somente falta de sensibilidade/experiencia.

    ResponderExcluir
  4. ´so critica quem por elas nao passa pois se nao internamos o doente quem fica doente é quem o rodeia .

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentário "Anônimo"... Com certeza só pode falar alguma coisa quem viveu na pele este grave problema que é a Doença Mental... Ainda hoje acredito que os familiares sofrem demais, assim como o doente... Muitos familiares adoecem junto com o paciente... Mesmo muitos dizendo que ela, a doença mental, não existe, quem já viveu o drama sabe que ela é muito real... E dói demais...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. não podemos internar mas podemos ver a pessoa se agredir, agredir os outros, perder totalmente qualquer noção de realidade? Devemos ficar sentados aguardando uma tragédia?
    Se alguém puder me dizer qual a melhor saída para uma família que vê a mãe se perder a cada dia, que a vê em crises de agressividade e depressão cada vez mais fortes mas se recusa a qualquer tipo de ajuda, recusa médicos e medicamentos, por favor, diga agora!

    ResponderExcluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO