quinta-feira, 21 de junho de 2012

A VERDADE SOBRE O FIM DO MUNDO EM 2012



O QUE É APOCALIPSE

Bem, para esclarecer o tema “O Fim do Mundo”, vou iniciar com o significado da palavra “apocalipse”. Ela é originária do grego e quer dizer revelação e não destruição do mundo. Foi João, um dos discípulos de Jesus, já bem idoso e vivendo na Ilha de Patmos , que escreveu o “Apocalipse”, o último livro do Novo Testamento. (OBS: Parte editada depois do comentário de Sobre a Igreja). Nele, João apresenta a descrição das visões proféticas apresentadas por Jesus acerca dos acontecimentos pelos quais a humanidade iria passar nos tempos futuros, os quais, na verdade, já estamos vivendo: violência, fome, cataclismos, guerras alimentadas pelo ódio. A linguagem empregada era em diversos trechos figurada: por exemplo, a expressão: “pássaros desovando ovos de fogo” descreve, na realidade, aviões despejando bombas destruidoras. Mas, depois de tudo isto, Jesus revela a João o surgimento de uma era de paz para o nosso mundo.

É claro que já estamos vivendo os sinais que antecedem esse novo tempo para a humanidade, previstos pelo Cristo, quando profetizou: “Ouvireis falar também de guerras (...) porque se verá levantar-se povo contra povo e reino contra reino”. Mas, como Ele próprio afirmou no “Sermão da Montanha”, “os brandos e pacíficos herdarão a Terra”, ou seja, após o fim de toda essa turbulência, o homem pacificado viverá a paz no planeta.

O FIM PROFETIZADO POR JESUS

Também ao sentenciar: “Quando o evangelho for pregado em toda a Terra, é então que chegará o fim”, Jesus quis dizer que haverá de fato o fim da era das guerras, da maldade, quando as pessoas estiverem evangelizadas. Portanto, o fim a que Jesus se refere nesta expressão profética está relacionado com a idéia de tempo e não com a de espaço. Refere-se ao fim de uma era, e não à destruição da Terra, coisa que jamais pregou em Seu Evangelho.

E, convenhamos, seria racional Deus acabar com o nosso planeta logo quando as criaturas humanas estivessem vivendo plenamente a mensagem do Evangelho? Se Deus é Justiça Suprema, como Ele destruiria o planeta depois que os mansos e pacíficos tivessem implantado o reino de fraternidade na Terra, anunciado por Jesus? Está claro que isto nunca vai acontecer, pois o Cristo prometeu que os brandos e pacíficos herdariam a Terra. Ou não vamos acreditar na palavra de Jesus na Bíblia?

O chamado “Fim do Mundo” será, na verdade, o início de um novo tempo para o planeta que habitamos, quando surgirá uma geração nova, de acordo com os ensinos dos Espíritos Superiores apresentados por Allan Kardec em “A Gênese”. Uma era de paz e de construção espiritual para o bem , quando os Espíritos rebeldes e violentos serão expulsos do nosso mundo, a fim de que os mansos e pacíficos aqui vivam em paz, conforme se compreende da resposta à questão 1.019 de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec.

ANTICRISTO – Significado de 666

O ex-pastor pentecostal porto-riquenho José Luis de Jesús Miranda, fundador em 1980 do movimento Crescendo em Graça, afirma que ele é a reencarnação de Jesus Cristo, e pelos seus cálculos, o fim do mundo é o dia 30 de junho de 2012.

A sede do movimento fica em Miami, nos Estados Unidos. Miranda afirma ser a reencarnação de Jesus Cristo e ao mesmo tempo o anticristo. JH, como Miranda assina, tem o número 666, atribuído à besta pelo livro do Apocalipse, tatuado no corpo. Muitos de seus seguidores também marcam 666 na pele em busca da salvação.

Bem, devemos esclarecer, porém, que podemos simbolizar o anticristo, segundo Emmanuel, por Chico Xavier, no livro “A Caminho da Luz”, “como o conjunto das forças que operam contra o Evangelho, na Terra e nas esferas vizinhas do homem, mas não devemos figurar nesse anticristo um poder absoluto e definitivo que pudesse neutralizar a ação de Jesus, porquanto, como tal suposição, negaríamos a previdência e a bondade infinitas de Deus”.

Ainda em “O Caminho da Luz”, no capítulo “A Identificação da Besta Apocalíptica”, Emmanuel esclarece: “sem nos referirmos às interpretações com os números gregos, em seus valores, devemos recorrer aos algarismos romanos, em sua significação, por serem mais divulgados e conhecidos, explicando que é o Sumo-Pontífice da igreja romana que usa os títulos de “VICARIVS GENERALIS DEI IN TERRIS”, “VICARIVS FILII DEI” e “DVX CLERI”, que significam “Vigário- Geral de Deus na Terra”, “Vigário do Filho de Deus” e “Príncipe do Clero”. Bastará ao estudioso um pequeno jogo de paciência, somando os algarismos romanos encontrados em cada título papal a fim de encontrar a mesma equação de 666, em cada um deles. Vê-se, pois, que o Apocalipse de João tem singular importância para os destinos da Humanidade terrestre.”.

O FILME 2012 – O DIA DO JUÍZO FINAL

Este filme foi mais uma tentativa de se criar uma onda de terrorismo psicológico de que o mundo vai acabar em 2012, explorando sem fundamento as profecias relativas às transformações por que a Terra passará para ingressar numa nova era. Segundo um amigo, os produtores desse filme usaram as profecias Maias e tentaram cristianizá-las, mas se esqueceram que quando esta lei foi concebida, aquele povo nem tinha ouvido falar de Jesus, muito menos pensavam em acreditar num Deus único.
Porem, como estamos vivendo tempos de grandes transformações, é necessário prosseguirmos vigiando e orando, a fim de mantermos a serenidade, para não acabarmos envolvidos pelo medo e pela intranqüilidade, agora com a nova onda de que o mundo vai acabar no dia 21 de Dezembro de 2012, numa jogada de marketing para o lançamento do filme “2012 - O DIA DO JUÍZO FINAL”, nos Estados Unidos.

A VERDADE SOBRE O CALENDÁRIO MAIA

A data de 21 de Dezembro de 2012 foi estabelecida no calendário Maia, um calendário que principia a contagem do tempo de 11 de agosto do ano 3114 a.C., ou seja, antes mesmo das datações arqueológicas dessa misteriosa civilização. De acordo com aquelas datações, os Maias florescem entre 1800 a.C e 1450 d.C. em um vasto território que inclui regiões da América Central e América do Sul, onde ruínas de suas cidades e pirâmides monumentais resistem ao tempo. Os Maias são conhecidos por seu avançado conhecimento de astronomia e pela precisão de seus diferentes calendários, como o calendário anual, solar, com 365 dias, chamado Haab.

Um desses calendários, o de “Longa Contagem”, foi desenvolvido para computar extensos períodos de tempo ou ciclos, de 5.125 anos. Foi com base nesse calendário de longos ciclos que se estabeleceu a tradição da Profecia Maia para o fim do mundo.

Ora, as profecias Maias, pelo visto, estão de acordo também com o que a Doutrina Espírita ensina a respeito não do fim físico do nosso planeta, mas no surgimento de uma nova era, quando a Terra passará, na escala dos mundos habitados, de Mundo de Expiações e Provas para Mundo de Regeneração.

    Escrito por                                                                                                                                                    
  Gerson Simões Monteiro
Escritor e palestrante espírita




13 comentários:

  1. Muito interessante este post, Davi!
    Falou de várias coisas de uma só vez. Gostei.
    Concordo que não haverá um fim físico do planeta, mas o nascimento de uma Nova Era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário meu amigo! É mais ou menos por aí... Abraços!

      Excluir
  2. muito interessante nota 1000
    concordo e terrorismo isso tudo,vc e o cara

    ResponderExcluir
  3. Fico louca com essas pessoas que ainda acreditam no "fim do mundo" sendo fisico!!! Acabar?? ja ta acabando!!! mas Acabar com destruição, mortes, demonios e ETs..pela amor de Deus neh...só Deus sab o dia e a hora..cada um de nós deve fazer sua parte como humano e cuidar do planeta!!! Adorei o que vc escreveu!! super esclarecedor e verdadeiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga. Este texto na verdade veio no Jornal Correio Espírita de Junho. Só fiz algumas adaptações. Achei muito esclarecedor também. Por isto postei aqui... Abraços e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Uma, explicação dessa, não poderia nos deixar mas duvidas.Concordo com cada orientação, passada nesta menssagem de esclarecimento, obrigada! Que o devino mestre esteja convosco sempre.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que fosse corrigido onde se lê : ultimo livro do Antigo Testamento, leia-se ultimo livro do Novo Testamento.

    ResponderExcluir
  6. Entao queria deixar aqui o meu comentario sobre esse texto. um texto bom de palavras sabias o mundo nao vai acabar nem hoje nem amanha nem nunca porque muito alem disso deus vai aparecer com seu filho jesus cristo no ceu para arrebatar os seus povos aqueles que forem merecedores entraram no reino de deus aqueles que nao for passarao pelas tribulacoes como esta no livro de apocalipse os merecedores vao morar na nova jerusalem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo! Cada um com sua fé, mas sempre criando perspectivas boas para o futuro, ou para o fim...

      Excluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO