terça-feira, 17 de julho de 2012

FACEBOOK E TWITTER VICIAM MAIS QUE CERVEJA E CIGARRO


Ainda bem que você está aqui no Blog do David lendo mais uma postagem interessante, pois se você estivesse no Facebook e Twitter eu já estaria preocupado com você.

É que saiu uma pesquisa há alguns meses atrás que redes sociais viciam mais que cigarro e cerveja. Pesquisadores da University of Chicago Booth School of Business nos Estados Unidos reuniram hábitos de várias pessoas e concluíram que é mais difícil resistir um “curtir” no Facebook do que fumar um cigarro. O cigarro, que sempre foi tratado como uma droga muito “pesada” em relação à dependência, vê agora um concorrente forte, trata-se de redes sociais. E isto preocupa mais que você possa imaginar. Pesquisadores aqui no Brasil relatam que crianças e adolescentes que estudam pela manhã têm uma maior dificuldade de concentração devido à falta de sono durante a noite, pois ficam até altas horas nas redes sociais.

Outra pesquisa da Universidade de Maryland, nos EUA, submeteu jovens de 37 países entre 17 e 23 anos a ficarem impedidos de acessar as redes sociais por 24 horas. O resultado revelou que 79% apresentaram sintomas como desespero, ansiedade, confusão e isolamento; 19% relataram angústia e 11% se sentiram confusos e fracassados. Apenas 21% sentiram algum benefício em passar um dia fazendo algo mais interessante, como ler um livro por exemplo.

A psicóloga Dora Góes, coordenadora de um programa voltado para o auxílio a dependentes do instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, afirma que hoje, 25% dos pacientes que buscam ajuda no programa do Ipq, o fazem atrás de tratamento para o vício em redes sociais. “E esse percentual deve aumentar”, afirma Dora Góes, psicóloga do programa. “Até o fim do ano queremos ter um módulo específico para tratar essa vertente da dependência de internet.” Como toda novidade, vai ser difícil estabelecer um protocolo de tratamento. O vício em redes sociais é forte como o da dependência química. Como o viciado em drogas, que com o tempo precisa de doses cada vez maiores de uma substância para ter o efeito entorpecente parecido com o obtido no primeiro contato, o viciado em Facebook também necessita se expor cada vez mais para saciar sua curiosidade e narcisismo. Sintomas de crise de abstinência, como ansiedade, acessos de raiva, suores e até depressão são comuns quando há afastamento da rede. “É como um alcoólatra”, afirma Dora. “Se para ele o bar é o objetivo, para o viciado estar sempre conectado às redes sociais é a meta.”

Este programa da psicóloga contada acima é apenas experimental, assim como a pesquisa da University of Chicago Booth School of Business, mas não é só isto. Segundo o DSM, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais que é publicado pela Associação Americana de Psiquiatria, a partir do ano que vem Vício em Internet será considerado Transtorno Mental. Isto mesmo! Tratado apenas como vício, ficar grudado nas redes sociais será doença em 2013. Imagine você não conseguir resistir em “twittar” certa notícia e ter que tomar drogas pesadas para se controlar? Imagine você numa camisa de força ou recluso num hospital psiquiátrico por não conseguir sair do Facebook? Difícil né? Então é melhor começarmos a nos controlar agora, antes que nos perdemos no vício das redes sociais.

Crédito da imagem:

Seria bom você ler também:





6 comentários:

  1. Eu vivo isso na pele! Custei, mas larguei o facebook e estou "limpo" há mais de dois meses. Inclusive escrevi uma postagem no meu blog no início da minha abstinência. Leia-a:

    http://estereotipodaperfeicao.blogspot.com.br/2012/05/desviciando-do-facebook.html

    ResponderExcluir
  2. É amigo, eu continuo viciado em Facebook. Mas toda semana eu passo 2 dias sem olhar nada. Isto me causa alívio. Mas sei que sou dependente de rede social. Mas vou ler suas dicas de como você conseguiu e te respondo se deu certo. Abraços! E obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi, senti muita compaixão da sua alma quando li sobre você.
      Você é carente da presença do Espírito Santo na sua vida! Apesar das suas convicções, Jesus te ama incondicionalmente!
      Você precisa sentir a presença d'Ele!
      Abraço!

      Excluir
  3. Anônimo10 de agosto de 2012 00:52

    Davi, senti muita compaixão da sua alma quando li sobre você.

    Você é carente da presença do Espírito Santo na sua vida! Apesar das suas convicções, Jesus te ama incondicionalmente!

    Você precisa sentir a presença d'Ele!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Devido a um erro html no template do blog, as respostas de comentários estão saindo com fundo preto, pois preto que era a base principal do blog, negritude total... Desculpem pelo inconveniente...

    ResponderExcluir
  5. Caro anônimo, infelizmente convicções são opiniões em certos pontos. E creio que o que eu acredito hoje posso não mais acreditar amanhã. Assim como todo mundo. Não temos certeza de nada, somente que vamos morrer, isto porque vemos muitas pessoas morrendo. Mas Jesus, Espirito Santo e etc, ninguém nunca vi ainda... Mas obrigado pelas palavras de luz e paz. Acredito que quem deseja que outra pessoa encontre Jesus somente deseja o bem. Obrigado pelo comentário. Abraços!

    ResponderExcluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO