quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

AÇÃO E REAÇÃO



...

É lógico que toda ação tem uma reação... Isto a Tia Márcia ensinou na escola há quase trinta anos atrás... Então por isto obtive esta resposta... E conseqüentemente mais um “embargo” contra mim... Assim como certa vez ele decidiu falar comigo apenas “socialmente”, depois nem socialmente mais, depois “bloqueou” meu email, depois outras coisas mais... Agora ele disse: “estou retirando seu nome da lista de seguidores”.

É lógico que eu tenho que medir as palavras pra tratar de assunto tão delicado e sério como o que é tratado lá no PACIENTE PSIQUIATRICO... E não adianta eu dizer que ele está errado... Ele está certo... Eu não sei qual seria a minha reação se passasse por tudo o que ele passou... Mas preciso me defender... Aqui neste meu espaço o principal objetivo é me defender... Isto é um egoísmo... Não é hipocrisia... Este espaço passou a existir quando meu irmão se recusou a falar comigo... Como não tinha mais como falar pra ele pessoalmente, então eu falo para o mundo por aqui... Meu objetivo foi alcançado, pois o BLOG tem um bom número de acessos... Neste espaço eu publico tudo o que meu irmão diz que eu quero esconder, por isto criei o site “O DESAFIO DA VIDA”, onde eu falo sobre as crises, abuso sexual e outras coisas mais, como futebol e religião... Inclusive aqui, infelizmente, é muito usado pra falar da vida dos outros, como a vida do ZHEREAL, por exemplo... Isto por que ele me cita em suas postagens e não me dar o direito de responder, como por exemplo, neste último comentário que eu vou tornar público, pois era este o objetivo, em que ele cita meus dois tios falecidos falando de algo que ele não sabe tão bem e acusando outros familiares que nunca terão o direito de se defender, pois eles não têm acesso à internet como eu...

Mas ao menos eu percebi dois pontos positivos, o primeiro ele teve a humildade, que me falta muitas vezes, pois sou egoísta e mesquinho, de falar apenas sobre um tio, confessando desconhecimento de causa sobre o outro... O segundo é que ele diz: “talvez algum dia você venha para o meu lado”... Sinal de esperança de algo mudar um dia... Mas é lógico que eu tenho o direito de ter as minhas próprias opiniões, pois fingir sentimento é HIPOCRISIA... A insensibilidade (indiferença)minha, percebida por ele, no caso de pessoas que morreram em manicômios é que me preocupa... Seria meu egoísmo?

Mas como falei acima, ele tem razão de pensar o que pensa, assim como eu também tenho o meu de pensar assim, pois como diz o Renato Russo: ”Todos têm suas próprias razões...” Mas ficou a dúvida quanto ao que ele diz: “coisas a meu respeito, e o que é pior que são FALSAS” que eu publiquei aqui no blog, pois só uso o que ele fala, até este email abaixo está na íntegra... E também a dúvida sobre ofensa que ele reclama, pois eu o admiro muito mais do que critico... Criticar eu critico, mas ofender nunca... Eu defendo o direito de qualquer um pensar como quiser...

Abaixo está o comentário feito por mim e a resposta dada por ZHEREAL na postagem O BOM FAMILIAR DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO...

COMENTÁRIO:

"Claro que é hipocrisia. E que hipocrisia! Tenho dois tios que morreram e não tiveram nenhum familiar sofrendo por eles."


FALTA INFORMAÇÃO

"Eu não me lembro de ter tios que morreram ABANDONADOS em hospícios na minha família... Mas TODOS os meus tios já foram internados com problemas psiquiátricos e dois morreram com a doença... Um morreu em casa e outro com complicações numa internação... O primeiro eu NUNCA o vi e acredito que meus irmãos, de idade próxima a minha, NENHUM deles tenha o visto também, já que ele era casado, tinha sua família e vivia muito distante de nós... O segundo só dava TRABALHO quando entrava em crise, nas outras situações ele vivia sua vida de forma bem tranqüila e na dele... Um tio meu que ESTÁ com “problemas decorrentes” de crise psiquiátrica vive em casa e as suas irmãs ajudam cuidar dele... Este sim, DAR MUITO TRABALHO, pois não anda por atrofia nos membros inferiores (atrofia tal causada por falta de recursos e informação pra ele fazer fisioterapia depois de um AVC durante o “tratamento” da crise), mas por enquanto ninguém o ABANDONOU ainda...

Mas estas são INFORMAÇÕES que eu tenho... Pode ser tudo MENTIRA e estes meus dois tios terem sido mortos TORTURADOS em manicômios depois de anos abandonados pela família... De repente falte ALGUÉM que conheça toda a história antiga da família pra me contar, pois os principais acontecimentos sobre crises psiquiátricas na família aconteceram quando eu era criança...

Abraços!!!"


RESPOSTA:

A forma que você comentou a postagem deixa claro que você é um destes familiares hipócritas, não concorda? Como se diz popularmente, a carapuça serviu. Já que eu falei dos bons familiares também, nos quais você deve ter sentido que não se enquadra. E pelo jeito não quer se enquadrar.

Houve alguma perícia comprovando a morte de seu tio? O local da morte foi isolado pela polícia? Ou será que tudo foi abafado? Seu tio não tinha direito a esses procedimentos que os mortos normais têm? francamente, sua indiferença para com quem morre isolado num local tão assustador quanto um hospício me assusta.

Naturalmente mesmo se seu tio estivesse sendo tratado a pão-de-ló (o que não acontecia nos hospícios da época que ele morreu) é aterrador morrer num lugar sinistro como um hospício. Pense nisso.


Seu tio morreu antes de 2001? É que a lei da Reforma Psiquiátrica aconteceu nesse ano para parar terrorismos que aconteciam nos manicômios, que eram monstruosos. Principalmente os da Baixada. Comparados a esses, Pedro II e Pinel eram o paraíso.


Acho que lhe falta a experiência de falar PESSOALMENTE com os sobreviventes daqueles tempos. E, claro, lhe falta a experiência de ser internado antes da Lei da Reforma, ou talvez a experiência de ser internado agora. (Apesar de não ser necessário chegar a esse extremo. Basta se chegar mais aos sobreviventes dos hospícios para saber mais.) Seja um pouco mais humilde antes de tentar desvalorizar a experiência dos outros.


Outra coisa: vi seu comentário como uma mostra de indiferença para com quem morre em hospícios, que não é pouca coisa, não. Ficou claro que você não faz parte das pessoas que defendem o fim de tratamentos asilares. Ficou claro que você não faz parte das pessoas que defendem o fim do tratamento fechado, isolado. Na verdade parece defender sua continuidade. Parece defender estigmas, como o estigma que diz que paciente psiquiátrico é violento, agressivo, e que as pessoas devem tomar cuidado para não serem atacadas.


Pois um de seus tios morreu por causa do tratamento fechado, asilar, isolado. E você tenta passar a ideia de que foi normal.


Daí que eu refleti se faria sentido você continuar como seguidor de meu blog PACIENTE PSIQUIATRICO, que defende tratamento aberto, inclusivo, variado e o fim da violência por parte de profissionais de saúde mental.


Uma coisa é você dizer que não há violência por parte de profissionais de saúde mental no presente. Mas dizer que não havia na época que seu tio morreu só pode ser brincadeira. Para me decidir quanto ao que fazer fui visitar seu blog.


Chegando lá me deparei com coisas a meu respeito, e o que é pior que são FALSAS. Daí eu não tive mais dúvida. Você está mais para inimigo que "seguidor". É lamentável ter que fazer isso, mas talvez algum dia você venha para o meu lado e se torne seguidor do blog DE VERDADE.


Daí que estou retirando seu nome da lista de seguidores. E diria que você está perdendo seu tempo acessando um blog como o http://pacientepsiquiatico.blogspot.com, pois você não parece muito a fim de atuar de verdade a favor de tratamentos abertos e opcionais. Na verdade parece defender o contrário.


P.S.: Naturalmente não publicarei seu comentário, por ser uma ofensa àqueles que foram mortos nos hospícios da vida e foram esquecidos, como eu poderia ter sido, e por pouco não fui. Se quiser me ofender, beleza.


Mas cuidado para não acabar ofendendo a memória daqueles inocentes que morreram nos hospícios.


Feliz Ano Novo.


ATENCIOSAMENTE,

EZEQUIEL DE A.C.


MSN Messenger: ezequieldarubenscorrea@hotmail.com
Yahoo Messenger: zhereal@yahoo.com

BLOG:
http://pacientepsiquiatrico.blogspot.com

Um comentário:

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO