segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PSICOANALOGISMO INTRAPESSOAL: CONVERSE MAIS CONSIGO


Podemos afirmar que o ser mais difícil de entender é você mesmo, o quão difícil ainda é admitir isso... Analise bem, quem nunca se imaginou numa vida estilo comercial de margarina, onde todos exalam felicidade, onde o simples fato de besuntar o pãozinho causa fervoroso prazer. De fato que mesmo inconscientemente isso passa pela nossa cabeça, somos imperceptivelmente rotulados e influenciados. Certo dia eu mesmo “vivencie um case” que me chamou muito a atenção, por mais comum que seja. Estava com minha esposa aguardando em um salão de beleza e ao lado uma senhora acompanhando um casal de jovens namorados que se achamegavam e se beijavam com tal inocência, disso a senhora lançou o seguinte comentário à minha esposa; “... depois que casa não tem mais nada disso, acaba o encanto...” – Homessa! (para quem não sabe, Homessa retrata espanto, surpresa) Pensei por vários minutos sobre esse comentário, até que por brincadeira recriminei minha esposa dizendo que ela deveria ter dito que não são todos assim... Mas será que ela disse isso de próprio pensamento? Será que ela já não está tomada pelo script que nós mesmos rotulamos de que o casamento é um pesadelo, em vez de renovarmos e estimularmos o nosso relacionamento. Vamos pensar um pouco: Se amamos alguém, temos um carinho especial, aquela pessoa que dizemos que é a mulher ou o homem de nossas vidas, como esse ser pode se tornar um monstro após a consagração da plena união?!...

Isso é o retrato de que ouvimos e absorvemos muito mais aquilo que nos são expostos no dia a dia do que aquilo que consideramos nossos ideais, nossos valores e nossas crenças. Falta ao povo mais relação intrapessoal, mais confiança, mais autossuficiência... Afinal a vida não é um comercial de margarina, mas também não é um sinistro de seguro de morte!!! Se conversássemos mais com nós mesmos, se dividíssemos opiniões internamente sempre que necessário, teríamos que ouvir menos bobagens no cotidiano, teríamos menos envolvimento com a HIPNOSE TELEVISIVA, com a DIALÉTICA MIDIALIZAÇÃO, com a CALIPSEFOBIA e etc. Todas essas, que independente da emissora ou rede social nos leva ao estado de consolo mental, onde você (e eu) se expõe a qualquer tipo de opinião, menos a sua. Logo essa que é a mais importante, porém não a absoluta, para você se julgar um completo ser humano. Como diz a frase de René Descartes que reflete sobre a sua existência; “Cogito ergo sum – Penso, logo existo!”. Indubitavelmente que você deve estar pensando o porquê disso tudo, que fim tem essa crônica, mas ao mesmo tempo você está pensando... Ora, se você está pensando, logo você existe! Isso, você existe, faça valer sua existência, se motive mais, se arrisque mais, opine mais, mostre ao que veio, não deixe se ofuscar, não faça valer apenas as opiniões e comportamentos alheios, questione a si mesmo se esse é o seu correto, se esse é você sendo você mesmo.

É isso meus condiscípulos. Não poderia terminar minha conclusão de forma diferente, citando uma frase que resume a relação intrapessoal que falta a todos nós.

“Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo.” – Gabriel, O Pensador.

Escrito por :
LEANDRO SILVA


Crédito da imagem :
PIROALQUIMISTA





Um comentário:

  1. Muito legal. Parabéns pela postagem


    Confira nossas novidades! -- Linkicha - Agregando ótimos links: www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO