quarta-feira, 1 de agosto de 2012

COCA-COLA EXPULSA DA BOLÍVIA. SERIA POSSÍVEL?



A notícia veiculada na tarde desta quarta-feira pela grande rede no Brasil fez muita gente, como eu, acreditar na veracidade da notícia. Mas fontes mais confiáveis provaram que isto ainda não é verdade. Mas seria possível isto acontecer?

Se começarmos a pensar, no Oriente Médio, com exceção de Israel, a Coca-Cola não é popular. Mas isto acontece pelo fato da grande rivalidade, tanto do povo como dos governos, contra os Estados Unidos. Mas e a Bolívia? Será que os bolivianos realmente odeiam os EUA como o povo da Ásia? Será que a união do Evo Morales e Hugo Chaves com a ideia de criar uma nova era de ditadura, tipo de governo já em extinção pelo mundo, seria capaz de convencer o povo e o próprio presidente de que a não mais comercialização da Coca-Cola no país seria benéfico para o povo?

Na China, onde o mercado da Coca-Cola atinge mais ou menos 7% das vendas pelo mundo, uma fábrica foi fechada em Maio. A notícia na época veiculou como a falência da multinacional na China. Mas a fábrica foi fechada por contaminação, não por erradicação autoritária. Sabemos que a Coca-Cola é um excelente mercado, tanto no ramo dos empregos, comercialização, além do mercado financeiro, ações e etc, que eu não entendo bem. Mas, por que este alvoroço todo agora?

No dia 13 de Julho, o ministro das Relações Exteriores da Bolívia deu declarações bombásticas sobre o solstício de inverno e o fim do capitalismo. Na ocasião ele falou que:

“O dia 21 de dezembro é o fim do egoísmo, da divisão; o dia 21 de Dezembro tem que ser o fim da Coca-Cola e o começo do mokochinchi (refrigerante de pêssego)”.

A declaração do ministro foi mal interpretada, mas acredito que existe sim um pouco de verdade no que ele disse. Com certeza foi alfinetadas com segundas intenções. Tanto que ele não se pronunciou novamente sobre o assunto. Deixou no ar. Somente a imprensa local que em parte explicou e em outra satirizou. E algumas “notas oficiais” foram divulgadas pelo governo. Mas como 21 de Dezembro é a data “marcada” por muitos fanáticos para o fim do mundo, por causa da Profecia Maia, nada melhor que colocar no ar um fim de um mundo, o da Coca-Cola, para o povo boliviano, que é descendente, em parte, dos Incas.???

Mas por que se insiste em divulgar estas notícias? Qual seria o interesse? Seria apenas uma questão de marketing, questão de divulgar notícias tipo spam pela grande rede, ou convencer o povo boliviano sobre malefícios da América e consequentemente da Coca-Cola para a população boliviana?

Acredito sim na possibilidade de a Bolívia expulsar a Coca-Cola de lá. Assim como a Venezuela fechou a “Globo” de lá um tempo atrás, cerceando o direito de expressão. Acredito, pois cabeça de ditador só pensa em poder. Nunca ele vai fazer um plebiscito sobre o assunto. Vai apenas convencer o povo, que geralmente se faz facilmente, que “a América é prejudicial à saúde” e uma bebida horrível de pêssego é a melhor solução. Gosto da minha Coca-Cola e fico feliz em não existir aqui no Brasil a possibilidade de proibição da venda desta droga, quer dizer, bebida. O governo boliviano poderia proibir a venda da cocaína, que acredito fazer mais mal que a Coca-Cola. Mas não sei se isto também seria legal, pois existem várias pessoas que relaxam muito consumindo esta droga, quer dizer... Esta é só droga mesmo... Deu até vontade de tomar uma Coca-Cola só por causa disto. Mas vou beber só minha cerveja por enquanto.

E você o que pensa? Comente! Dê sua opinião! Acredita ser possível a proibição da Coca-Cola?

Fui! Um abraço!

Seria bom ler também:






Crédito da imagem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO