quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SEROTONINA: A PRINCIPAL CAUSA DA DEPRESSÃO.



Estive muito deprimido nestes últimos dias, então liguei este meu estado diretamente aos problemas pessoais que estou enfrentando. Mas pesquisando um pouco sobre o assunto descobri que não é esta a causa da minha depressão. Descobri que a falta de serotonina é que causa a depressão. Leia um pouco mais para entender.

O QUE É SEROTONINA?

A Serotonina é um composto orgânico encontrado primeiramente no sangue. Em 1948 a serotonina foi parcialmente purificada, cristalizada e nomeada. Mais tarde descobriu que a serotonina é amplamente encontrado em toda natureza, assim como em outras partes do corpo além do sangue. Também foi encontrado Serotonina em picadas de vespa, no veneno do escorpião e em uma variedade de alimentos, tais como abacaxi, banana ameixas, nozes, peru, presunto, leite e queijo. Além disso, a serotonina tem sido encontrada no intestino humano, plaquetas e cérebro. A Serotonina desempenha um papel no organismo, é como um neurotransmissor no cérebro. A falta de serotonina no organismo pode resultar em carência de emoção racional, sentimentos de irritabilidade e menos valia, crises de choro, alterações do sono e uma série de outros problemas emocionais.

ENTÃO AS DOENÇAS MENTAIS ESTÃO CIENTIFICAMENTE EXPLICADAS?

Pois é, partindo deste princípio diríamos que sim. Mas na verdade tudo em doença mental é subjetivo. Mas se existe estes estudos sobre a serotonina, seria plausível imaginar a existência de um exame laboratorial para saber o nível de serotonina na pessoa e concluir se a pessoa está doente mental ou não. Também seria possível corrigir este nível e curar as doenças mentais. Por que isto não acontece?

SEROTONINA E O HUMOR

Em meados desse século a medicina começou a suspeitar ser muito provável existirem substâncias químicas atuando no metabolismo cerebral capazes de proporcionar o estado depressivo. Isso resultou, nos conhecimentos atuais dos neurotransmissores e neuroreceptores, muitíssimo relacionados à atividade cerebral. De fato, alguns neurotransmissores, notadamente a serotonina, noradrenalina e dopamina, estão muito associados ao estado afetivo das pessoas. As pesquisas que inicialmente procuraram embasar a teoria de que a depressão depende de baixos níveis de serotonina, tomaram como ponto de partida a observação de que uma dieta livre de triptofano, a ponto de produzir um pico plasmático muito baixo deste aminoácido, resultava em um estado depressivo moderado. O triptofano, como vimos acima, é um precursor natural da serotonina. Também foram realizados testes em pacientes gravemente deprimidos, bem como em pacientes suicidas, constatando-se baixíssimos níveis da serotonina no líquido espinhal dessas pessoas. Assim sendo, hoje em dia é mais correto acreditar que o paciente deprimido não é apenas uma pessoa triste, aliás, alguns deprimidos nem tristes ficam, sendo mais certo acreditar que o deprimido seja uma pessoa com um transtorno da afetividade, concomitante ou proporcionado por uma alteração nos neurotransmissores e neuroreceptores. O transtorno afetivo mais típico é a Depressão com todo seu quadro clínico conhecido, e são vários os fatores que contribuem para sua causa - entre eles destaca-se cada vez mais a importância da bioquímica cerebral. Os quadros ansiosos do tipo pânico, fobias, somatizações ou mesmo a ansiedade generalizada são problemas afetivos muito frequentes, e já se aceita que todos eles tenham como base psíquica as alterações da afetividade. Os antidepressivos são drogas que aumentam o tônus psíquico melhorando o humor e, consequentemente, melhorando o desempenho da pessoa de maneira global. Acredita-se que o efeito antidepressivo se dê à custa de um aumento da disponibilidade de neurotransmissores no SNC, notadamente da serotonina (5-HT), da noradrenalina ou norepinefrima (NE) e da dopamina (DA).

MAS, ONDE ESTÁ A CURA?

Mas por que depois de tanto estudo e conhecimento sobre o assunto não se consegue encontrar a cura? Por que mesmo estudando o assunto continuam inventando doenças mentais, como eu relatei aqui em DOENÇA MENTAL EXISTE? Por que só o que sobra é preconceito e estigma para os pacientes psiquiátricos? Não consigo entender! Queria que existisse um remédio que me desse alegria. Mas não existe. As drogas que os psiquiatras usam pioram os pacientes em sua maioria. Além de estarem relacionadas à indústria farmacêutica e sua máfia. Inventam novas doenças e inventam novas drogas. Mas vou parar de falar nisto senão vou acabar ficando deprimido. Mas se você pensa que o motivo de suas tristezas é os seus problemas, está enganado. O grande culpado é serotonina.

Fui! Um abraço!

Fonte: 

Crédito da imagem: 



4 comentários:

  1. eu choro muito pensando nos meus problemas pessoais mas ja tomo remedio ante depressivo a 2 anos sera que isso e continuidade da minha depressao ou coisa da minha cabeça no psicologico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso te responder, pois também sofro com depressão... Mas te aconselho a procurar ajuda de profissionais...

      Excluir
  2. Gente.... A tal da depressão também pode estar relacionada com o psicológico... Faça testes...
    Vão tirar uns dias de cidade grande,como: trânsitos,pessoas chatas,etc e tal. dê um tempo.. vá para a natureza,pense,curte,se joga.. as vezes nos deparamos com alguns problemas e nos abalamos,contudo,ficamos tristes,acanhados,sem querer até mesmo sair de casa,isso não é necessariamente falta de serotonina,e sim uma fase que serve também para nos descobrir: até que ponto podemos suportar,como devo reagir. etc e tal. Ou seja,pode ser um problema emocional,problema não,abalo emocional! Cuidado com certos psiquiatras,as vezes nem é problema grave e devido ao relatos eles te entopem de drogas!
    Relaxem! O bom da vida é sermos feliz!
    Aprecie o que há de bom no mundo!
    bjOs

    ResponderExcluir
  3. Seja alegre e otimista. A pessoa que vivi sempre triste acaba sendo levado á depressão, desperdiça os projetos de vida, abandonar os seus sonhos, é consumida pela dor e atrai mais coisas negativas. Existem momentos de perdas, em que ficamos tristes. Mas não devemos ficar o tempo todo tristes, viver tristes, achar que é o fim da linha. Devemos cultivar a alegria do senhor. É ela que nos dá força, que nos renova e dá ânimo para continuar lutando até alcançarmos a vitória. Em cristo nós encontramos a verdadeira felicidade, Jesus é o maior psicologo do mundo, seja alegre. Você tem a maior alegria: a sauvação: tem Jesus em sua vida! O resto será acrescentado...........

    ResponderExcluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO